quinta-feira, 29 de novembro de 2007

AQUECIMENTO EM PCs


Sem mais nem menos seu computador começou a travar? Pode ser que ele esteja com calor. Como regra geral, 65 graus centígrados são o limite que um componente eletrônico pode suportar. Algumas placas-mães mais recentes medem a própria temperatura e a do processador. Mas nada o impede de usar um termômetro sério, que agüente temperaturas na casa dos 100 graus centígrados, ou fazer a prova do toque no gabinete - se queimar sua mão, os componentes estão fritos ou muito perto disso. O aquecimento do PC aumenta com a instalação de novos dispositivos internos. Dois discos rígidos e um drive de CD ou DVD instalados num mesmo gabinete já são motivo para pensar em um ventilador extra. Se o gabinete não tiver espaço para o ventilador adicional, abra a porta lateral para refrescar até trocar o existente.

Prefira um ventilador que puxe para fora o ar quente da parte alta do gabinete a um que apenas jogue ar frio para dentro. Caso não haja nada novo instalado, pode ser que o ventilador esteja quebrado ou com muito pó em suas hélices fazendo com que ele fique muito lento, nesse caso recomenda-se uma limpeza.
Você pode e deve fazer periodicamente a limpeza em todos os fan's e dissipadores que sua máquina tiver. Cooler é o fan e o dissipador juntos, chamamos essa combinação de cooler. Use pincel, escova de dentes. Eu uso alcool. Tem pessoas que usam aguá, mas deve ter cuidado por causo do motor. E nunca deixe aguá ou qualquer outro produto no fan depois da limpeza, pois quando ele estiver ligado pode "espirrar" particulas dos produtos sobre os componentes do pc e prejudicar alguma coisa. Não é dificil, é fácil de tirar o cooler. Tome cuidado para tirar, pois pode quebrar o suporte dele.
Pifar, sim, ele pifa e costuma fazer barulho quando está para soprar o último ventinho. Nem pense em conserto, troque-o.

Nenhum comentário: