quinta-feira, 13 de março de 2008

INTEL LANÇA LINHAS DE MEMÓRIA SSD



Ao que parece, a Intel não está satisfeita em liderar apenas o setor de processadores para PCs, notebooks e dispositivos móveis. Agora, a empresa quer entrar de vez também na briga das unidades SSD (Solid State Drive) e anunciou que no final deste ano ampliará sua linha neste padrão, com mais dois modelos com capacidades de 80GB e 160GB e interface SATAII.

O anúncio da chegada das novas versões foi feita por Troy Winslow, diretor de marketing da divisão NAND da companhia. Segundo ele, os componentes terão tamanhos de 1,8 e 2,5 polegadas e transmitirão dados com velocidades de até 3Gbps. A vantagem da Intel neste mercado é que os firmwares que controlam seus processadores podem estabelecer uma melhor comunicação com as unidades SSD também fabricadas por ela, oferecendo uma melhor performance em termos de velocidade na busca de informações.

De acordo com a página “Nanotech: The Circuits Blog”, o executivo afirmou ainda que o alto preço das memórias Flash, um dos principais obstáculos para a popularização deste padrão, tende a cair cerca de 50% ao ano e também que o processo de fabricação destes componentes tende a diminuir de tamanho, sendo que ainda em 2008, ele pode chegar ao processo de 40 nanômetros.

Nenhum comentário: