quinta-feira, 10 de abril de 2008

OS ROBÔS ESTÃO CHEGANDO













Os robôs podem ocupar os postos de trabalho de 3,5 milhões de pessoas no Japão até 2025, afirmou o grupo de especialistas Machine Industry Memorial Foundation.

A taxa atual de fertilidade no Japão é de 1,3 filhos por mulher, ou seja, abaixo do nível necessário para manter a população. O governo calcula que, até 2025, cerca de 40% da população terá mais de 65 anos, levantando a questão de como o país fará para tomar conta de seus numerosos idosos.

Segundo pesquisadores, robôs podem realizar tarefas como cuidar de crianças; idéia é liberar pessoas para outras atividades

Segundo estimativas do governo, até 2030 o país enfrentará uma queda de 16% no volume de sua força de trabalho conforme cresce o número de idosos. Isso gera temores sobre a mão de obra num país que não está acostumado nem se mostra disposto a aceitar a imigração em grande escala.

Em vez de cada robô substituir uma pessoa, especialistas sugerem que as máquinas podem ajudar as pessoas terem tempo para se focarem em coisas mais importantes.

O Japão poderia economizar o equivalente a US$ 21 bilhões em seguros em 2025 ao usar robôs para monitorar pessoas idosas, substituindo os serviços de enfermagem, afirma a instituição.

Nenhum comentário: