quarta-feira, 19 de agosto de 2009

ILMOR - MOTOR REVOLUCIONÁRIO DE 130cv COM APENAS 700 cm3



A Ilmor, famosa empresa que desenvolve os motores da Mercedes-Benz na F1 além de outras categorias como Indycar e Nascar acaba de anunciar uma nova tecnologia revolucionária que promete mudar o conceito que todos nós conhecemos de motor a combustão interna.

O mais contraditório é que a empresa que fez fama produzindo motores de alto desempenho criou um modelo de motor que privilegia o baixo consumo, apesar de ter uma potência específica bem alta. São 130 cv com apenas 700 cm3 de capacidade volumétrica e de quebra com consumo de carro a diesel.

O motor tem 3 cilindros, sendo o central com maior capacidade cúbica e equipado com 4 valvulas, duas para admissão e duas para o escape. Já os cilindros menores possuem apenas duas válvulas por cilindro.

Os cilindros menores funcionam como em um motor de 4 tempos e possuem as camaras de combustão com alta compressão, porém o motor pode direcionar o fluxo do escape para o cilindro central que funciona com uma taxa de compressão menor.

O mais incrível é que a forma de funcionamento do motor não é fixa, ele pode funcionar em 4 tempos ou em 5 tempos a depender da necessidade. O motor é turbo alimentado e mesmo assim consegue ter um consumo de combustível cerca de 20% menor do que um motor com potência parecida.

A Ilmor fez questão de utilizar a tecnologia já disponível no mercado no projeto para cortar custos e o motor possui injeção eletrônica multi-ponto ao contrário dos motores mais modernos com injeção direta e mesmo assim ainda obtém excelentes marcas de consumo.

Os próximos passos da Ilmor são fazer o motor ter cerca de 20% a menos de peso em relação a um motor convencional e reduzir o consumo em mais 10%. A potência deverá chegar a 150 cv nas próximas versões com torque e emissão de poluentes equivalentes a um motor ciclo diesel.

O motor está em fase conceitual e a Ilmor esta em busca de parceiros para produzir esta pequena jóia. Como o downsize esta em moda, acredito que não faltem empresas interessadas em conhecer mais sobre esta interessante tecnologia.

Um comentário:

my favorite music disse...

O que essa materia tem haver com MICROCOMPUTADOR ?