sexta-feira, 5 de março de 2010

MONTAR OU COMPRAR UM COMPUTADOR NA LOJA?


A pergunta que tenho mais costume de responder é justamente essa. "Montar o computador ou comprar pronto". Confesso em dizer que, cada é um caso é um caso, mas MANDAR montar o computador sob consultoria de um técnico especializado com experiência, acaba saindo muitas das vezes mais barato de melhor qualidade, mas ALGUMAS VEZES com uma garantia muito frágil, vou explicar. existem algumas maneiras de comprar um computador:


1º Comprar em grande loja, mercado ou atacadista.


Esse, acredito eu, é o modo que os consumidores mais compram. Com a massificação de pagamento facilitado, carnê e desconto com dinheiro, fica fácil adquirir um computador. A grande vantagem de comprar assim (Casas Bahia, Ponto Frio, Ricardo Elétro e outros) é você ter um computador já com software original e 100% legalizado, as facilidades de pagamento e até uma certa variedade de marca. Comprando assim a garantia fica com o FABRICANTE DO COMPUTADOR (Positivo, Dell, Semp Toshiba, Sony...), na maioria das vezes de um ano e alguns casos até 3 anos.

Agora vamos as desvantagens, em primeiro lugar os vendedores dessas lojas quase sempre são mal informados, é sério, procure não depender dos vendedores para tomar decisões para compra o seu computador, se suas condições lhe permitem apenas comprar dessa maneira, peça indicação de um técnico, procure entre amigos técnicos de confiança, pesquise.

Para quem gosta de jogar não é uma boa opção comprar dessa maneira, aconselho esse modo para quem quer um computador para estudar/trabalhar e a única dica que eu dou é depois do 1º ano, abrir a maquina e trocar a fonte por um fonte REAL, claro também de usar um no-break.


2º Montar o computador com técnico particular.

Trabalhei muito tempo dessa maneira, mandar montar o computador é melhor de maneira de deixar a maquina a cara do DONO, personalizada, peças de alta qualidade, escolhida a dedo uma a uma. A Grande desvantagem é precisar de um investimento em espécie, em outras palavras ter dinheiro na mão!

Dessa maneira se contrata uma pessoa de confiança, ele vai lhe cobrar uma visita para lhe fazer essa consultoria, depois compra pequenas lojas especializadas para comprar as peças (Placa-mãe, processador, memória e Etc) e depois monta, instala os softwares e leva até você, isso é um serviço muito personalizado, tudo depende de muita conversa e negociação, se você reparar são pelo menos 3 serviços que você utiliza do técnico (Consultoria + Montagem + formatação ), eu HOJE (vê a data) cobraria em torno de R$ 160,00 a 200,00 para fazer esse tipo de serviço, digo esse preço falando num aspecto geral só para ilustrar, claro que isso varia de técnico e de estado.

Nenhum comentário: