quinta-feira, 4 de março de 2010

O QUE É A WEB 2.0 ?




O conceito fundamental da Web 2.0 é desenvolver aplicativos que aproveitem a capacidade da Internet para se tornarem melhores conforme são utilizados pelas pessoas, usando para isso a inteligência coletiva. Exemplos de aplicativos desse tipo são blogs (como o Novo na Rede, o GF Soluções), wikis (como a Wikipédia) e redes sociais (como o Orkut, facebook, twitter e mais recentemente o Google Buzz).

A web 2.0 alcançou sucesso por utilizar um dos fatores que contribuíram para o crescimento da internet como meio de comunicação e entretenimento, ou seja, à constatação de que na internet o usuário tem uma experiência totalmente diferente da obtida com a televisão ou qualquer outro meio de comunicação.

Enquanto a televisão transmite o seu conteúdo para o usuário, sem nenhuma interação, a internet possibilita ao usuário criar seu próprio conteúdo, participando dele ativamente por intermédio de blogs, wikis e redes sociais, acrescentando, modificando, transformando essa notícia e gerenciando o que deseja ou não receber, ler e comentar diariamente.

A web 2.0 tem sua base na participação, na colaboração online e na certeza de que as pessoas querem criar conteúdo em vez de apenas consumir, uma visão totalmente diferente do início da web quando só podíamos nos sentar a frente do computador e ler as matérias que nos eram apresentadas.

Alguns exemplos de aplicativos web 2.0 muito difundidos são:

* Wikipedia – www.pt.wikipedia.org
* Meebo – www.meebo.com
* Brasil wiki – www.brasilwiki.com.br
* Wikimapia – www.wikimapia.org
* Flickr – www.flickr.com
* Orkut – www.orkut.com.br
* last.fm – www.last.fm
* Twitter – www.twitter.com
* diHITT – www.dihitt.com.br
* Youtube – www.youtube.com
* Google Docs – www.docs.google.com

Nenhum comentário: