quinta-feira, 18 de março de 2010

WINDOWS 7 - QUAL ESCOLHER?



Antes de migrar o seu sistema para o Windows 7, é preciso fazer um simples teste usando o Windows 7 upgrade Advisor para verificar os requisitos da sua máquina e a compatibilidade com o sistema operacional.

Para acabar com essa dúvida cruel, vou descrever cada versão do Microsoft Windows 7, e dizer qual o perfil que melhor se encaixa nela.

Windows 7 Starter - É a mais básica das versões domésticas, disponível apenas em 32-bits, possui algumas limitações cruciais, por exemplo não dá suporte ao Aero Glass (sistema de transparência gráfica), troca de wallpapers, personalização de sons, cores e janelas, não permite a troca de usuários (log off), não suporta mais de um monitor, não executa DVDs (filmes), possui limitações na memória RAM (8GB máximos) e etc. Ideal apenas para usuários que possuem máquinas menos potentes, como alguns netbooks e que não vão utilizar muitos recursos do PC.

Windows 7 Home Basic - O Home Basic é uma versão doméstica intermediária, não possui tantas limitações como o Starter, mas também não é completo como o Home Premium. Esse pacote, ao contrário do Starter dá suporte à processadores de 64-bits, mas não suporta Aero Glass nem as funcionalidades de sensibilidade ao toque, que são uma das principais novidades do Windows 7. Essa versão é ideal para quem é um usuário básico como os do Starter, mas possuem máquinas com processadores de 64-bits.

Windows 7 Home Premium - Das versões domésticas, como dito anteriormente, essa é a mais completa. Se você quer um alto desempenho em jogos e aplicativos mais pesados, esse é o pacote mais indicado. Disponível nas versões 32-bits e 64-bits, o Windows 7 Home Premium possui suporte ao Aero Glass, Aero Background (troca o seu papel de parede a cada determinado intervalo de tempo), Touch Windows (tela sensível ao toque) e gerenciamento nativo de redes Wireless.

Windows 7 Professional - Esse pacote é indicado para pequenas empresas que querem utilizar o sistema operacional da Microsoft. Possui todas as funcionalidades do Home Premium, com mais alguns aplicativos como o Domain Join (facilita a comunicação entre computadores em rede), Location Aware Printing (facilita o compartilhamento de impressoras) e o Encrypting File System (sistema de encriptação de arquivos que deixa os dados mais protegidos e evita fraudes).

Windows 7 Enterprise - Essa versão é indicada para empresas de médio e grande porte. Sua aquisição só pode ser feita se o usuário possuir várias máquinas. Acumula todas as funcionalidades das versões anteriores e possui um sistema mais sofisticado de segurança. Entre elas estão o BitLocker (responsável pela criptografia de dados), AppLocker(gerencia e bloqueia a execução de aplicações não autorizadas), BrachCache (melhora a transferência de arquivos) e o DirectAccess (facilita a configuração de redes corporativas).

Window 7 Ultimate - Essa com certeza é o supra-sumo das versões do Seven. Ela não é só restrita à empresas, qualquer mero mortal (com um bom poder aquisitivo é claro) pode tê-la. O Windows 7 Ultimate, acumula todas as funcionalidades possíveis do sistema operacional. É indicada para usuários avançados que precisam de um de sistema alto desempenho e recursos da Microsoft.

Nenhum comentário: