quarta-feira, 23 de março de 2011

11:56


Já pensou em poder perguntar para um computador a definição de uma palavra, a data de um evento, ou um dado qualquer? Literalmente conversar com seu computador? Isso não é coisa de filme, o IBM Watson é um computador com IA (Inteligência Artificial).

Watson é um computador projetado para responder qualquer pergunta em qualquer dos campos conhecidos pelo homem. A IBM estava tão certa sobre isso que desafiou 2 dos campiões de Jeopardy (programa estadunidense onde os competidores escolhem um tema o apresentar faz uma pergunta relacionada a esse tema e o primeiro a saber e apertar a campainha responde, se ele estiver certo ganha dinheiro, se estiver errado perde. Watson massacrou os 2 maiores campeões desse jogo de todos os tempos, assista o vídeo:

Ele funciona como foi programado para funcionar, como um humano.
Watson não escuta, é necessário um programador para digitar a pergunta, então ele estava em desvantagem sobre os outros dois, aparentemente pelo menos. O computador acabou ganhando mil dólares a mais que os outros dois campeões. Todo o dinheiro será voltado para mais pesquisas nesse sistema.

O vice-presidente sênior da IBM falou o seguinte: "Pessoas passam a vida toda para progredir polegadas nesse tipo de ciência, o que fizemos foi evoluir a inteligência artificial em milhas."

Lado Ruim:
Não fala, não escuta e não se locomove. Dependendo 100%, por enquanto, de um humano para lhe dar informações. A Google possui um aplicativo que procura por voz, ou que reconhece fotos e procura sobre elas, mas como são duas empresas separadas, possivelmente não haverá um acordo.

Fonte: USA Today e Under Linux

0 comentários: