quarta-feira, 18 de maio de 2011

CRIAÇÃO DO CÉREBRO ARTIFICIAL ESTA A CAMINHO




Um grupo internacional de cientista diz poder criar dentro de 10 anos um cérebro humano artificial. O projeto leva o nome de "Human Brain Project" (HBP, sigla em inglês – em português, Projeto Cérebro Humano).

O objetivo primordial do HBP é simular realisticamente o funcionamento de nosso cérebro em um supercomputador, para saber como funciona os nossos neurônios e para testar tratamentos contra doenças como Alzheimer, Parkinson, depressão e até mesmo criar novas próteses para os deficientes.

De acordo com os cientistas, ele também poderá ser usado para testar novos medicamentos e tratamentos sem a necessidade de realizar testes em animais ou humanos.

Além disso, pretende-se criar um novo segmento tecnológico que dê novas respostas nas áreas das neurociências, da medicina, da robótica e da informática.
“Esse projeto poderá ser uma verdadeira revolução tecnológica. O cérebro humano é estudado há mais de 200 anos e o número de artigos científicos sobre o tema. No entanto, ainda não temos uma visão geral de como é esseórgão", explica a dra. Markram, cientista da École Polytechnique Fédérale de Lausanne, na Suíça.

Fonte: ABC-ES

Nenhum comentário: