terça-feira, 14 de junho de 2011

08:29












O Contran - orgão do Denatran que regula as normas de trânsito brasileiras - divulgou no dia 07 deste mês a resolução 384/11 que proíbe a instalação de faróis que utilizem emissão de gás para gerar luz.

Isso quer dizer os faróis de XENON estão proibidos por lei, e os já instalados poderão continuar até o sucateamento do mesmo, desde que o mesmo esteja de acordo com as resoluções já em vigor.

Essa lei não se aplica aos automóveis que tenham as lampadas isntaladas de fábrica, visto que nesses casos as montadoras tem a preocupação de instalar os controladores necessários para que a faixa de luz emitida não seja um problema no trânsito. Além de ter um controle rígido sobre o nível de emissão de luz das mesmas. Muito diferente das instalações feitas sem critério por pessoas inconsequentes pelo Brasil a fora.

Em 2009 o Contran já havia proíbido tais lâmpadas, mas com a resolução que regulava os níveis de emissão de luz elas voltaram a ser permitidas. Agora, em 2011, finalmente o Contran percebeu que a ineficâcia da fiscalização torna inviável a liberação das irritantes lâmpadas.

Fonte: Dolangueiros

0 comentários: