quinta-feira, 11 de agosto de 2011

CÓDIGO QR - VOCÊ CONHECE?





O que é um Código QR?

Um Código QR é um código - óbvio! - de barras bidimensionais, que são codificados em uma URL (endereço web), texto ou outras informações. Ele pode ser lido por um scanner de código QR, incluindo aplicativos de smartphones, mais conhecidos como Code QR.


Como posso ler um Código QR?

Se você tem um smartphone, vá para a App Store (caso seja um iPhone) e procure por um leitor de Código QR. Você vai encontrar vários aplicativos gratuitos. Execute o aplicativo e então segure a câmera do telefone em frente a um código QR para lê-lo. A maioria dos códigos QR são usados com uma URL codificada, então o mais provável é que o código levará você para uma página da web.

Qual é o objetivo do Código QR?

Códigos QR têm a função de passar informações off-line para o conteúdo online de forma eficaz, fornecendo informações adicionais e até mesmo de multimídia para uma experiência offline. Se você criou material de impressão, que inclui uma URL para mais informação, um código QR pode ser adicionado para essa URL, permitindo que usuários de smartphone acessem diretamente à página web sem ter que digitar o endereço web.

Onde os Códigos QR estão sendo usados?

Códigos QR já estão sendo utilizados nas embalagens dos produtos, artigos de revistas e anúncios, exposições, museus e cartões de visita.

A mais recentemente experiência aconteceu e acontece no jornal impresso do Rio de Janeiro, O Globo, que é o primeiro jornalão do Brasil a adotar essa forma de oferecer informações adicionais.

Conforme nos conta o Teletime News, o primeiro QR Code do jornal foi apresentado na edição de sexta-feira (05). No caderno de economia, o leitor podia apontar a câmera do smartphone para o código 2D, a fim de ser levado para uma matéria publicada no site do O Globo.

Fonte: Síncope Digital

Nenhum comentário: