sexta-feira, 12 de agosto de 2011

MODELAGEM 3D DE ROSTOS EM SEGUNDOS



A modelagem 3D de rostos humanos é uma tarefa complicada, minuciosa e muitas vezes imperfeita. Os scanners normais levam muito tempo para adquirir imagens precisas e no processo as pessoas tendem a se mover estragando o resultado.

A empresa 3D3 no entanto, apresentou na Vancouver Siggraph Exhibition um equipamento capaz de produzir modelos 3D escaneados de rostos em apenas 0,2 segundos e modelos texturizados com a imagem do próprio rosto do usuário em menos de 1,4 segundos.

Como coloca editor do Engadget Darren Murph, o equipamento é composto por uma câmera DSLR da Canon (usada unicamente para capturar texturas), um projetor e uma câmera secundária.

A utilização primária do sistema é voltada à medicina e ao entretenimento. Vários jogos já contam com interpretação de grandes nomes de outras indústrias e sistemas de captura de movimento são utilizados para dar uma interação melhor entre os personagens de jogos e filmes.

Bons exemplos são jogos que utilizam a tecnologia de motion capture são L.A. Noire e Heavenly Sword. No caso de filmes, animações como "O Espanta Tubarões" e "O Expresso Polar" são exemplos de uso em que os rostos dos atores foram utilizados para fazer moldes dos personagens animados. Em ambos os casos, o tempo de produção e qualidade do produto final serão melhorados com o uso da nova tecnologia.


Fonte: Tecnomundo



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