quarta-feira, 21 de setembro de 2011

DETECTOR DE MENTIRAS FACIAL




A mentira só não tem perna curta como também está na cara. Assim, uma equipe de pesquisadores das universidades britânicas de Bradford e Aberystwyth elaboraram um sistema de reconhecimento facial capaz de detectar se estamos falando a verdade ou mentindo.

O sistema é composto por uma câmara de alta resolução o qual contém um sensor térmico guiado por sofisticados algoritmos. O dispositivo realiza um escâner que permite capturar as mudanças de expressão facial quase imperceptíveis, assim como alterações na temperatura da circulação sanguínea.

Segundo os cientistas, as nossas emoções podem ser “lidas” no movimento dos olhos, na dilatação das pupilas, na pressão dos lábios, na respiração ou num simples piscar de olhos. E estes são apenas os sinais visíveis, já que a pressão e a temperaturas do sangue nos vasos sanguineos fp plhos também podem nos denunciar.

Estima-se que a eficácia do escâner detector de mentiras é em torno de 90%, percentual semelhante ao polígrafo, com a diferença que o novo sistema “é muito menos invasivo do que o polígrafo e seus resultados são conhecidos em tempo real”, salienta Hassan Ugail, da Universidade de Bradford. 

Fonte: BBC

Um comentário:

GIGEMP_RJ_BR disse...

Bom Dia, junta-se a isto u modelo matematico e pronto. Parabéns pelo exposto,OK?
Saúde e Paz. GIGEMP_RJ_BR