segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O PRIMEIRO HD




Em setembro de 1957, a IBM colocava no mercado o primeiro computador com disco rígido formado por 50 discos magnéticos contendo 50 000 setores, sendo que cada um suportava 100 caracteres alfanuméricos totalizando 5MB de memória. Para a época isso foi considerado um feito, apesar das dimensões da extraordinária máquina: só o disco rígido pesava nada menos que uma tonelada.

Ele era parte integrante do computador IBM 305 RAMAC e na verdade não eram 5MB e sim 4,7MB, pois trabalhava com caracteres de 7bits e não 8bits, como é hoje. A IBM alugava essa estonteante capacidade de armazenamento para a época aos interessados por nada menos que 36 mil dólares anuais, isso a valores de 1956.

A foto mostra o HD sendo transportado por um avião cargueiro. Reparem na cara do pessoal da tripulação, imaginando o quanto de recurso tal equipamento poderia realizar.

Fonte: Meditação do Dia

2 comentários:

Anônimo disse...

Valores de memória incrivelmente insignificantes e tamanhos e dimensões extraordinariamente gigantes se comparados com os atuais, chegam a ser piada, sério!

Unknown disse...

e hj temos o SSD.