segunda-feira, 7 de novembro de 2011

SENSOR DE ESTACIONAMENTO - COMO FUNCIONA



Os sensores de estacionamento surgiram como um aparato de luxo para os grandes carros. Há pouco tempo, apenas os carros importados é que tinham esse tipo de acessório. Ainda bem que isso mudou, agora é bem mais fácil de trazer para o seu carro essa praticidade.

Balizar, esterçar entre outras coisas ficou muito mais fácil que até parece impossível não possuir um desses. Existem inúmeros modelos de sensores, com marcas e modelos variados. A facilidade de instalação e a variedade de marcas tornou esse aparelho uma unanimidade. Mas você sabe como funcionam os sensores?

Eles funcionam como captadores de sinais. Quando a marcha ré do carro é engatada, os sensores de aproximação instalados no para-choque passam a calcular a distância entre o obstáculo e o sensor. A distância é exibida no aparelho instalado no painel do veículo e acompanhada de um sinal sonoro. Na medida em que o carro se aproxima do outro veículo ou poste, por exemplo, o bip dispara. A intensidade do disparo depende da proximidade em relação ao obstáculo. Legal, não, mas como a distância é calculada?

Bom, o fator determinante é o ultrassom. O sensor emite uma frequência sonora muito alta que não é audível pelo ouvido humano e reflete-se no obstáculo mais próximo. Assim, a distancia é calculada pelo tempo que o sinal demora em retornar do objeto ao sensor.

Fonte: Blog Importa Fácil

Nenhum comentário: