segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

06:49



As alterações digitais de fotos nos meios de comunicação sempre geram uma série de controvérsias, pois fogem um pouco (ou totalmente) da realidade. Pensando nisso, um professor americano de ciências da informática criou com um aluno uma fórmula matemática para descobrir fotografias retocadas digitalmente, segundo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Para detectar as imagens trucadas, Farid Hany e seu aluno de doutorado Eric Kee projetaram um método que permite calcular com precisão em que medida foram retocadas. Para calculá-lo primeiro recolheram mais de 450 fotos originais e as retocadas publicadas em meios de comunicação digitais e a partir daí estabeleceram oito critérios geométricos e fotométricos comuns a todas elas. Posteriormente, combinaram todos os parâmetros em cada par de fotos, com o objetivo de determinar o grau no qual as imagens tinham sido manipuladas.

Além disso, perguntaram a mais de 350 pessoas que comparassem o mesmo par de fotos e as classificassem em uma escala de 1 (muito similar) a 5 (muito diferentes). Os pesquisadores incorporaram estes resultados à fórmula para obter uma média de retoque por cada par de fotos.

Fonte: Sem Censura

0 comentários: