sexta-feira, 30 de março de 2012

NO-BREAK - COMO FUNCIONA?

O No-break é um equipamento eletrônico, que no caso de queda ou perda parcial de energia, ele age como uma fornecedor de energia ao computador. A finalidade disso é para que haja tempo, do usuário salvar seus documentos, encerra o que estava a fazer e desligar o micro de forma correta, assim não causando nenhum dano. 

Seu funcionamento é básico, é uma forma de bateria que recarrega-se, no caso de falta de energia o equipamento começa a usar a carga que geralmente é de no máximo 20 minutos. O carregador de bateria produz uma corrente contínua, que o inversor transforma em corrente alternada de 120 volts o tempo todo.





Existe 4 tipos de No-break

 No-breaks Off-line (Standby) : Tem um custo mais baixo, recomendado para ambientes em que não há constantes quedas, no caso proteção mínima em relação a energia. Esse tipo de No-break demora um pouco mais para detectar a falta de energia, mesmo com o tempo milissegundos o que é quase impossível de perceber, pode afetar algumas peças do equipamento ou do sistemas.

No-Break linha interativa: Quando a energia está disponível ela passa pelos circuitos de filtragem, inversão e estabilização disponibilizando uma energia "limpa" na saída. No mesmo momento a bateria está sendo carregada pelo inversor, que fica sempre ativo. Quando há queda na energia o inversor inverte o sentido de operação e passa a alimentar a saída.

No-Break On-line Simples Conversão: Neles, as baterias são carregadas de forma contínua e o inversor fica constantemente ligado, retirando energia das baterias e fornecendo aos equipamentos. Além da questão do preço, os nobreaks online possuem uma baixa eficiência energética, devido à dupla conversão realizada.

No-Break On-line Dupla Conversão: Destinado à utilização em redes elétricas críticas, alimentando a equipamentos sensíveis, esta topologia é a que melhor atende a todos os requisitos de desempenho e confiabilidade, com a versatilidade da utilização de software de gerenciamento e/ou controle, através de interface.A característica fundamental deste tipo de equipamento é a geração própria e constante de uma energia pura.



Fonte: Relativamente Simples



2 comentários:

S.Akazaki disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
S.Akazaki disse...

Desculpe, mas essa matéria é uma besteira só. Não existe isso de "nobreak offline", isso não passa de uma tapeação inventada pelos fabricantes pilantras que infestam o Brasil, para enganar os incautos. Se a energia não vem continuamente das baterias, isolando totalmente o aparelho a ele ligado, então isso não é um nobreak, e sim um short break. Essa é a diferença entre um nobreak e um short break: quando a energia falha, o short break tem um intervalo pra mudar para as baterias... o nobreak não tem, porque ele fornece a energia sempre pelas baterias. Lamento muito dar de cara com mais uma matéria tão mal feita e tão falha, em expor a enganação que são os tais "nobreak offline", na verdade short breaks.