sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

12:29

O D-Wave One é construído em torno de um novo tipo de processador supercondutor que usa a mecânica quântica para acelerar massivamente a computação, ele é 1.000 mais rápido que os computadores atuais.

Muitos eram céticos quando, em 2007, a empresa canadense D-Wave anunciou que tinha construído o primeiro computador quântico do mundo comercialmente viável. A primeira venda aconteceu em 2010 e agora os investigadores de Harvard comprovam que o D-Wave One é um negócio real.

O principal ganho desses computadores é a possibilidade de resolver em tempo eficiente, alguns problemas que na computação clássica levariam um tempo impraticável. A redução do tempo de resolução possibilita a quebra da maioria dos sistemas de criptografia usados atualmente. Contudo, o computador quântico oferece um novo esquema de canal mais seguro.
O computador (não é micro-computador) de alto desempenho foi projetado para solucionar problemas industriais encontrados por empresas Fortune 500, governo e para o meio acadêmico.

O chip processador supercondutor 128-qubit é colocado dentro de um sistema de criogenia blindado em uma sala de 10 metros quadrados.

A estrutura dos computadores quânticos


Na Mecânica Quântica, é possível que uma partícula esteja em dois ou mais estados ao mesmo tempo. Uma famosa metáfora denominada o gato de Schrödinger expressa esta realidade. Imagine que um gato esteja dentro de uma caixa, com 50% de chances de estar vivo e 50% de chances de estar morto; para a Mecânica Quântica, até abrirmos a caixa e verificarmos como está o gato, ele deve ser considerado vivo e morto ao mesmo tempo. Tudo terá uma super mega velocidade, o salto é tão grande que é didícil conceber uma velocidade de processamento 1000 (mil) vezes mais rápida.


Esses conceitos são todos muito loucos, mas a empresa anda captando recursos e na velocidade que o projeto tem evoluído, logo você poderá usufruir dessa tecnologia; aí meu amigo, tudo será diferente.


Computadores quânticos são diferentes de computadores clássicos tais como computadores de DNA e computadores baseados em transístores, ainda que estes utilizem alguns efeitos da mecânica quântica.


Fonte: DesignerGH

0 comentários: