quinta-feira, 13 de junho de 2013

04:33


Com a chegada da nova tecnologia 4G ao Brasil, muita gente tem se perguntado qual é a real diferença entre uma rede 3G e uma 4G e quais são as vantagens de se investir em um novo aparelho e um novo plano para mudar de rede. Primeiro, para entender a diferença entre as redes, seria interessante conhecer um pouco sobre a evolução da tecnologia em internet móvel.


Red 2G

Você praticamente não ouve falar, por exemplo, da implementação das redes 2G, mas saiba que elas foram determinantes para que o celular saísse do modelo analógico para o modelo digital. Este “G” está relacionado com a palavra geração, e por isso quando ocorreu essa mudança, da telefonia celular analógica para a digital, convencionou-se a chamar a nova de 2G, 2ª geração. Além de permitir múltiplas conexões sem que uma interferisse na outra, a rede 2G, que ainda é padrão no Brasil, também permitia a troca de dados, em pequena quantidade. Isso que permitiu que o SMS que tanto é usado hoje em dia pudesse existir.

Essa rede, a 2G, continua a ser padrão no Brasil até hoje para dar suporte para a conversação via celular, e deve continuar a ser usada com este objetivo ainda por muitos anos, tendo em vista que ela oferece toda a estrutura necessária para que você converse, sem maiores problemas.

Rede 3G

Até aí parece tudo muito simples, mas você sabia que seu plano 3G não é exatamente 3G? No Brasil convencionou-se chamar o 2.5G de 3G. Este termo, apesar de não oficial, o 2.5G, diz respeito ao fato de que ainda estamos em transição do 2G para o 3G, por incrível que pareça. Mesmo seu plano sendo chamado de 3G.

Uma rede 3G de verdade teria uma velocidade muito superior a que é oferecida na maior parte do país, que é de cerca de 8Mbps em repouso e apenas de 1Mbps para quem está em movimento. Ainda que esteja muito abaixo do que deveria, vende-se este serviço como 3G e cobra-se como se fosse 3G. Pouco a pouco a rede está sendo substituída e vem havendo mudanças.

Rede 4G
A rede 3G permite visualização de vídeos online em tempo real, e uma movimentação de dados quase satisfatória, mas a rede 4G promete superar estas expectativas, prometendo aumentar em 10 vezes a velocidade oferecida pelas redes 3G e beirando aos 100 Mbps de download e 50 Mbps de upload!!!

Neste ano, o 4G deve chegar ao país em algumas operadoras, as antenas já estão sendo instaladas e a maior expectativa, na verdade, é para a copa do mundo, quando pretende-se ter está tecnologia instalada para que todos possam transmitir em tempo real os acontecimentos do evento pelo celular. Resta saber se a meta será atingida e teremos um 3G de verdade no país até 2014 com o nome de 4G.

Fonte: Mania de Celular

0 comentários: