segunda-feira, 21 de outubro de 2013

MOTOR DE UM CARRO - COMO FUNCIONA?


1-Cilindro: é dentro deste que o pistão se move. A potência do motor depende do tamanho do cilindro. Exemplo: se o motor possui quatro cilindros de meio litro (com um total de 2 litros), entende-se que é 2.0.

2-Vela de ignição: peça que faz a faísca que inicia a combustão da mistura de ar e combustível. Nos motores a diesel não há velas de ignição.

3-Válvulas: mantêm a câmara de combustão fechada durante as reações. As válvulas de escapamento abrem-se para que saiam os gases resultantes da combustão, então, as válvulas de admissão se abrem para a entrada do ar e do combustível, fechando-se logo antes do início da compressão e recomeçando o ciclo.

4-Cabeça do motor ou cabeçote: parte que abriga as válvulas de admissão, escapamento e velas. Além de funcionar como tampa do bloco de cilindros.

5-Pistão: peça que se move dentro do cilindro. É feito de liga de alumínio, já nos carros mais antigos, de ferro fundido.

6-Anéis de segmento: estão entre a parte externa do pistão e a parte interna do cilindro. Impedem o vazamento da mistura ar-combustível para o cárter durante a compressão. Possuem a mesma função em relação aos gases de escapamento enquanto ocorre a combustão.

7-Virabrequim: é conectado à caixa de marchas. O virabrequim transforma os movimentos retos do pistão em movimento circular e a caixa de marchas faz as rodas girarem.

8-Biela: tal peça é responsável por ligar o virabrequim ao pistão.

9-Carburador: faz a mistura ar-combustível. Não há carburador em carros com injeção eletrônica.

10-Motor de arranque (ou motor de partida): funciona com energia elétrica e faz com que o motor do carro ligue, ou seja, faz as primeiras reações até que o motor tenha como funcionar sozinho.

11-Solenoide de partida (ou relé ou bobina de chamada): tal peça faz a ligação entre bateria e motor de arranque, já que aproxima os contatos através de um eletroímã.

12-Bateria: alimenta os dispositivos do automóvel que necessitam de energia elétrica, como o sistema de ignição, som e farol.

13-Alternador: é conectado ao virabrequim do motor. Gera energia enquanto o automóvel está ligado.

14-Distribuidor: distribui corrente elétrica da bateria até as velas de ignição, espalhando a centelha até a câmara de cilindro certa.

15-Corrente de distribuição (ou correia dentada): tal item sincroniza o movimento do virabrequim e do eixo que comanda as válvulas de escapamento e admissão, mantendo o ritmo do motor.

16-Radiador: utiliza a água do reservatório para resfriar o motor, mantendo assim a temperatura controlada.

17-Bomba d'água: recebe a água de resfriamento que vem do radiador e faz com que ela circule em peças como: cabeçotes e motor, para depois voltar ao radiador e recomeçar o ciclo.

Fonte: Carburado

Nenhum comentário: