segunda-feira, 18 de agosto de 2014

IBM LANÇA NOVO PROCESSADOR QUE IMITA O CÉREBRO HUMANO


Nesta quinta-feira (7), foi apresentado, pela IBM, o mais recente microprocessador da companhia, chamado TrueNorth. Este processador, por mais incrível que pareça, dispensa cálculos matemáticos como forma de resolução de problemas. Segundo a IBM, o TrueNorth tem como objetivo, simular a forma como o cérebro humano resolve diversas situações.
O chip TrueNorth é mais um passo da tecnologia rumo à superação da arquitetura Von Neumann!

A função principal do TrueNorth é trabalhar com ações em tempo real, ou seja, dispensar cálculos matemáticos e focar-se em analisar o ambiente e lidar com ambiguidades em um curtíssimo espaço de tempo, assim como um ser humano faria. Segundo o gerente da IBM, Dharmendra Modha, a eficiência energética do TrueNorth é uma das melhores do mundo, já que o chip não necessita de fazer tantos cálculos pesados durante uma ação.

O revolucionário processador da IBM contém 5,4 bilhões (mil milhões) de transístores, o maior número que a companhia já conseguiu colocar em um só chip. O TrueNorth possui ainda 1 milhão de neurônios e 245 milhões de sinapses programáveis. Mesmo sendo baseado em um cérebro humano, o microprocessador nem chega perto dos 100 trilhões de sinapses de um real.

O processador tem tido bastante destaque por dar um grande passo rumo a superação da arquitetura de Von Neumann, que é usada em praticamente todos os computadores desde o início da década de 50, trabalhando com cálculos e códigos para o processamento. Com o TrueNorth, uma máquina poderia, facilmente, pensar de forma autônoma, como um homem.

Modha destacou ainda algumas das características mais interessantes do TrueNorth. Mesmo com bem menos sinapses que uma pessoa, o chip poderá equipar dispositivos que emitam alertas de tsunamis, controlem vazamentos de óleo, entre outras tarefas. Tudo isso, com um consumo de energia incrivelmente reduzido.

A IBM espera disponibilizar o TrueNorth, em primeiro lugar, a universidades ao redor do mundo e mais tarde, a clientes empresariais. O governo americano poderá vir a utilizar esta tecnologia em sistemas de segurança, já que a DARPA (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada) foi uma das investidoras do projeto TrueNorth.

Falando em máquinas de super processamento, o TrueNorth não é o único projeto impressionante desenvolvido pela IBM. Em 2011, o supercomputador Watson chegou a vencer um programa de perguntas e respostas e atualmente está a ser usado por médicos e especialistas no combate ao cancro.

A companhia ainda não tem previsão de lançamento do chip no mercado. O processador está ainda em fase de testes e a ser melhorado, sendo que ainda haverá um longo caminho até à disponibilização desta tecnologia para todas as pessoas.


Fonte: Tecnologia e Gadgets

Nenhum comentário: