segunda-feira, 20 de outubro de 2014

USINA NUCLEAR - COMO FUNCIONA


Usinas nucleares são largamente usadas nos Estados Unidos. Ao contrário das usinas termoelétricas de carvão, não emitem CO2 na atmosfera. Mesmo que seja usado o mesmo processo para girar turbinas e alimentar o gerador, usinas nucleares usam um processo especial para produzir energia.

Urânio
Urânio é a principal substância que uma usina nuclear usa para produzir energia. Um isótopo específico, conhecido como U-135, é usado e para obtê-lo do urânio, e este passa por um processo de enriquecimento.

Reator nuclear
Tendo o urânio sido separado, o urânio "bom" é colocado no núcleo inserido no reator nuclear. Devido ao urânio ser radioativo, esse é um processo muito perigoso e requer medidas de segurança.

Fissão
Um nêutron é lançado dentro do urânio para criar uma reação de fissão em cadeia. Esse processo faz com que o urânio se quebre e se separe. A reação em cadeia gera calor.

Água
O calor gerado do processo de fissão aquece um tanque de água posicionado acima do urânio. A água aquecida transforma-se em vapor e percorre tubos de alta pressão.

Energia
Os tubos de vapor chegam em turbinas que giram devido ao vapor. As turbinas estão ligadas a um gerador que gira e produz energia. A água radioativa é descartada ou reutilizada e mais energia é produzida.

Fonte: O Sabe Tudo da Net

Nenhum comentário: