quarta-feira, 27 de maio de 2015

ECO-CÁPSULA PERMITE O SER HUMANO SOBREVIVER EM QUALQUER LUGAR DO PLANETA



Gosta de grandes aventuras, mas não está completamente pronto para abrir mão da vida urbana, onde há o conforto da eletricidade e do banho quente? Arquitetos eslovacos acabaram de revelar a cápsula super-compacta que promete dar educação sobre um estilo de vida nômade, com todo o conforto que uma casa pode oferecer.

A coisa toda é bastante apertada, medindo apenas 2,55 m x 4,45 m x 2,25 m, mas foi projetada para ser totalmente auto-suficiente para dois adultos, e está equipada com uma turbina eólica de 750 W retrátil e 2,6 metros quadrados de painéis solares.

O pequeno lar, com uma forma que mais parece um ovo, foi nomeado de Eco-cápsula e também tem uma bateria de 9.744 W para armazenar energia para os dias chuvosos (ou nublado). Como se não bastasse tanta autonomia de energia, a ecocapsula ainda possui um sistema capaz de coletar água da chuva e do orvalho para ser armazenada e filtrada com uma membrana de superfície inteligente onde toda bactéria é removida.

No interior, há um vaso sanitário, chuveiro, mini-cozinha, cama, mesa e dispensa. As paredes são super-isoladas para ajudar a manter o ambiente interno numa temperatura confortável e a casa chega a ser capaz de carregar um carro elétrico.




O projeto vai estar em exibição na próxima semana no Pioneers Festival em Viena, e será alegadamente disponível ao público ainda este ano (embora não se tenha dito nada ainda sobre o preço) .

Fonte: Science Alert

Nenhum comentário: