sábado, 30 de maio de 2015

LOUÇA AUTOLIMPANTE FACILITARÁ A VIDA NO FUTURO



Já pensou como seria bom se você não precisasse mais lavar a louça depois daquele jantar em casa entre amigos? Um grupo de designers suecos, do estúdio Tomorrow Machine, decidiu eliminar esse problema e, de quebra, oferecer uma nova ferramenta sustentável para o planeta: são as louças autolimpáveis.

Os dois itens acima, um prato e um copo, foram feitos inteiramente de celulose. Além disso, há um revestimento “super-hidrofóbico”, feito de cera derretida em alta pressão e temperatura, conforme o site do estúdio informa, e que rejeita a sujeira totalmente. Ou seja, a sujeira não consegue aderir ao material e ele permanece limpo mesmo após ser usado.

É um produto que não só economiza recursos durante a fabricação, mas, também, ao ser utilizado, já que não desperdiça recursos hídricos e não contamina rios e mares com produtos químicos. Os objetos foram criados pelo estúdio de design para o Ekoportal 2035, em uma tentativa de prever como a sociedade fará para solucionar problemas ecológicos que, atualmente, enfrenta e que, no futuro, certamente não poderão mais ser ignorados.

Ainda não há produção dos objetos para comercialização no mercado, mas já é uma fonte de inspiração para entendermos que há diversas formas de solucionar problemas que achamos não “ter saída”, como a contenção de recursos hídricos e a preservação de rios e mares.

Fonte: Deixa que eu manjo

Nenhum comentário: