sexta-feira, 16 de julho de 2010

QUAL É A DIFERENÇA DA USB 2.0 PARA A 3.0?



O USB é uma tecnologia que existe já há 16 anos, tendo surgido em 1994 para aumentar a velocidade da taxa de transferência de dados. Na virada do milênio, surgiu o USB 2.0 (HiSpeed USB), com uma taxa de 480Mbps, melhorou a situação, mas com o surgimento de vídeos e arquivos de alta definição, o USB 2.0 começou a ficar ultrapassado. É nesse cenário que surge o USB 3.0, conhecido como SuperSpeed USB, com sua velocidade 10 vezes maior que o 2.0 (a nova tecnologia chega até a 4,8Gbps).

Como o SuperSpeed USB alcança esse desempenho?

O USB 3.0 possuirá quatro fios a mais dentro do seu cabo (totalizando oito), os quais funcionarão unicamente para enviar e receber, ao mesmo tempo, dados para o computador. Diferentemente de seu sucessor, o USB 2.0 possui somente quatro cabos, sendo somente dois deles para a troca de informações, ou seja, a “falta” de cabos faz com que os dados sejam enviados em somente uma direção. Eles saem do computador e somente depois de chegar ao dispositivo USB os dados contidos nele são enviados para o computador.
Com o número elevado de fios no 3.0, o envio e recebimento de dados é agilizado, pois o número de cabos destinados à transferência de arquivos é triplicado e cada par de fios funciona independentemente do outro. Além disso, o SuperSpeed USB utilizará a mesma porta que o HiSpeed, pois nada mudou com exceção do número de fios dentro do cabo.

O SuperSpeed USB já está disponível?

Sim. Os primeiros produtos para consumidores que fazem uso do USB 3.0 foram lançados em janeiro de 2010, mas acredita-se que ele só se torne norma generalizada nos anos de 2011 e 2012. Enquanto isso, é difícil imaginar que o HiSpeed USB perca espaço nos próximos meses, mas é fato que ele perderá mercado eventualmente.
Onde o USB 3.0 é mais necessário atualmente?

São vários os dispositivos que já requerem uma grande velocidade de transferência, no entanto, todos os outros poderão ser beneficiados pelo USB 3.0. Como exemplo, podemos citar HDs externos (imagine fazer um backup do seu computador inteiro em menos de cinco minutos), webcams com imagem de alta resolução (vídeo-papos sem atraso de exibição), câmeras digitais e, até mesmo, drives de Blu-Ray.

Sistemas operacionais compatíveis

Com exceção do Windows 7, Linux e MacOS X, ainda não se sabe exatamente em quais outros sistemas operacionais o SuperSpeed USB funcionará, pois há a possibilidade de não haver compatibilidade entre a tecnologia e sistemas operacionais mais antigos. Mas uma coisa é quase certa: a chance do USB 3.0 ser compatível com Windows XP é pouca. O que é uma pena. Apesar disso, talvez ela venha a ser compatível com o Windows Vista.

Fonte: Baixaki

Nenhum comentário: