segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

QUAL É A VELOCIDADE DA SUA INTERNET?

















Megabytes e Megabits

O termo Megabyte é muito mais conhecido do que Megabit, e as vezes seu servidor lhe vende o anúncio de uma velocidade como “Mega” e você as vezes não atenta se é bits ou bytes isso as vezes trás certa confusão. Vamos analisar um pouco, segue agora um simples calculo que mesmo eu que sou péssimo em matemática consegui entender, Cada byte é composto por 8 bits, um kilobyte é composto por 1024 bytes e logo, um megabyte possui 1024 kilobytes..

Nossa taxa de transferência é medida por KB/s (kilobytes por segundo). Se um byte é igual a oito bits, certamente nossa taxa de transferência terá um valor oito vezes menor. Com base dessas informaçoes, se você quer saber qual será sua taxa real de download, faça o cálculo “dividindo por 8”.

Obs... O resultado será um valor aproximado, considerando que velocidade deve ser descontada devido a oscilação de velocidade que temos. Abaixo segue uma tabela para melhor entendimento.

Para saber quanto tempo o download em média de um programa vai demorar, você pode fazer o seguinte cálculo:

Transforme o tamanho do programa para Kilobytes. Para um valor aproximado, multiplique o valor em Megabytes por 1000. Como base utilizei um programa de 10 MB
10 x 1000 = 10000

Feito isso, divida este número pelo valor da velocidade do download. Digamos que sua conexão seja de 300 Kbps, o que leva a uma velocidade de download de 37,5 KB/s. (Aqui está a medida de tempo em segundos)
10000 / 37,5 = 266,66

Em posse desse valor e sabendo que ele está em segundos, divida-o por 60. O resultado será o tempo aproximado (em minutos) que o download deverá demorar.
266,66/60 = 4,44 minutos

Fonte: Gazeta Baraúna

Nenhum comentário: