quinta-feira, 10 de março de 2011

05:12













- O cartão de crédito foi inventado por Frank McNamara, depois de um jantar com executivos em que esqueceu sua carteira – com dinheiro e cheques – no escritório.
O termo informática surgiu da junção das palavras informação e automática, pois se refere à automatização das informações. Já a palavra computador vem do latim computare que significa realizar trabalhos com cálculo, calcular.

- A informática no Brasil surgiu em 1917 com a IBM, que inicialmente apenas prestava serviços para nós. Em 1924 a empresa obteve permissão para operar no país, com um decreto assinado por Arthur Bernardes.

- Até meados de 1970 a ARPANET foi dividida em duas organizações – a MILNET, que manteve os propósitos militares da criação da internet na época; e a ARPANET, que continuou com pesquisas de cientistas civis e as universidades do mundo inteiro.

- O símbolo @ é a abreviação da preposição ad do latim e foi criada por copistas da idade média para economizar papel e tinta nos manuscritos. Na informática o símbolo começou á ser utilizado em 1971.

- As belas imagens coloridas obtidas pelo telescópio Hubble são uma combinação de pelo menos duas imagens preto e branco, tratadas digitalmente. Essa composição permite o estudo de estruturas espaciais em detalhes.

- O termo Gadget, que significa geringonça em inglês, se refere, genericamente, a um equipamento que tem um propósito e uma função específica, prática e útil no cotidiano.

- As sondas da missão Voyager da NASA estão no espaço a mais de 30 anos, e a Voyager 1 carrega em seu interior uma “mensagem na garrafa” em dois discos de ouro, com sons, imagens e dados técnico-científicos sobre nosso planeta.

- A cor vermelha dos semáforos não foi escolhida por acaso, todas as cores possuem um raio de tamanho diferente e a vermelha é a que tem o maior deles e, por isso, pode ser vista de uma distância maior.

- Em 1900 um grupo de mergulhadores encontrou em Antikythera, na Grécia, um naufrágio repleto de tesouros. Entre estes estava um dos primeiros artefatos computacionais que se tem notícia. Remontado, conseguia calcular a posição do Sol e da Lua.

- A linguagem de programação denominada C possui esse nome não por um motivo especial, mas porque é uma evolução da linguagem B, que por sua vez evoluiu da linguagem A. Hoje existem variações como C++ e C#, que têm aplicações específicas.

- O primeiro software de uso geral foi o CTSS (Compatible Time-Sharing System), que foi criado em 1961 no MIT.

- Diversos programas possuem surpresas escondidas. O mais famoso é o Livro de Mozilla, que aparece ao digitar about:Mozilla no navegador. E se você inserir about:robots, vai ver uma mensagem de um famoso filme de ficção científica.

- O celular mais vendido do mundo é o Nokia 1100. Barato, simples e resistente, ficou conhecido por aqui, pois uma de suas versões tinha uma pequena lanterna na parte superior.

- O prêmio Turing, em homenagem ao matemático britânico Alan Mathison Turing, considerado pai da ciência da computação, é uma espécie de prêmio Nobel da área. Patrocinado pela Intel, dá aos premiados o valor de $250.000,00.

- A palavra wiki vem do havaiano wiki-wiki e significa rápido, veloz. Por esta razão, foi escolhida para ser a raiz da enciclopédia livre mais acessada no mundo, a Wikipédia. Ao somar o sufixo pedia tem-se de conhecimento.

- A Microsoft (junção de microcomputer com software) foi fundada em 1979, por Paul Allen e Bill Gates. Os dois pretendiam, primeiramente, desenvolver um software em linguagem BASIC para o Altair 8800 da IBM.

- O Mozilla Firefox chamava-se antes Phoenix. Em 2003, mudou seu nome por direitos autorais e passou a se chamar Firebird. Mas, esse era o nome de um software livre de base de dados e, depois de uma pressão, o navegador acabou se chamando Firefox.

- O Brasil foi um dos primeiros países do mundo a adotar a telefonia, graças ao interesse demonstrado por Dom Pedro II na invenção de Graham Bell durante a Feira do Centenário na Filadélfia, Estados Unidos.

- Segundo dados da Agência Espacial Europeia (ESA), cerca de 200 novos objetos, caracterizados como lixo espacial, são lançados na órbita da Terra todos os anos.

Fonte:PORTAL TECH 2.0

0 comentários: