quarta-feira, 1 de outubro de 2014

LASER IRÁ MUDAR A INTERNET COMO CONHECEMOS



Uma pesquisa de cientistas alemães e britânicos conseguiram criar o laser mais rápido do mundo, o que pode vir a significar um possível novo salto na velocidade da internet. Ainda em fase embrionária, o laser ainda está longe de aplicações no mundo real, mas os pesquisadores confirmam que é possível utilizá-lo para alavancar a tecnologia de comunicação e transferência de dados.

O laser é capaz de ligar e desligar em velocidade recorde, o que é o grande diferencial desta pesquisa. “Se é possível ligar e desligar o laser muito rapidamente, então mais informação é transportada em um determinado período de tempo”, afirma Carsten Ronning, cientista responsável em contato com o Mashable.

Segundo os pesquisadores, a diferença é que neste caso, um nanofio de óxido de zinco usado para desenvolver os lasers é colocado em prata em vez de vidro, usado tradicionalmente. Depois disso é utilizada uma técnica para “espremer” a luz, reduzindo o diâmetro do laser para a espessura de um milésimo de um fio de cabelo.

O laser é capaz de produzir 1 trilhão de pulsos por segundo, o que é muito superior ao que existe hoje. De acordo com Ronning, o laser, capaz de operar na temperatura ambiente, teria atingido a velocidade máxima possível para um dispositivo do tipo.


Fonte: Olhar Digital

Nenhum comentário: