Quer saber mais sobre seu micro e as tecnologias que o cercam? Então seja bem vindo e aproveite o conhecimento disponível neste blog.
sexta-feira, 5 de março de 2010
MONTAR OU COMPRAR UM COMPUTADOR NA LOJA?
A pergunta que tenho mais costume de responder é justamente essa. "Montar o computador ou comprar pronto". Confesso em dizer que, cada é um caso é um caso, mas MANDAR montar o computador sob consultoria de um técnico especializado com experiência, acaba saindo muitas das vezes mais barato de melhor qualidade, mas ALGUMAS VEZES com uma garantia muito frágil, vou explicar. existem algumas maneiras de comprar um computador:
1º Comprar em grande loja, mercado ou atacadista.
Esse, acredito eu, é o modo que os consumidores mais compram. Com a massificação de pagamento facilitado, carnê e desconto com dinheiro, fica fácil adquirir um computador. A grande vantagem de comprar assim (Casas Bahia, Ponto Frio, Ricardo Elétro e outros) é você ter um computador já com software original e 100% legalizado, as facilidades de pagamento e até uma certa variedade de marca. Comprando assim a garantia fica com o FABRICANTE DO COMPUTADOR (Positivo, Dell, Semp Toshiba, Sony...), na maioria das vezes de um ano e alguns casos até 3 anos.
Agora vamos as desvantagens, em primeiro lugar os vendedores dessas lojas quase sempre são mal informados, é sério, procure não depender dos vendedores para tomar decisões para compra o seu computador, se suas condições lhe permitem apenas comprar dessa maneira, peça indicação de um técnico, procure entre amigos técnicos de confiança, pesquise.
Para quem gosta de jogar não é uma boa opção comprar dessa maneira, aconselho esse modo para quem quer um computador para estudar/trabalhar e a única dica que eu dou é depois do 1º ano, abrir a maquina e trocar a fonte por um fonte REAL, claro também de usar um no-break.
2º Montar o computador com técnico particular.
Trabalhei muito tempo dessa maneira, mandar montar o computador é melhor de maneira de deixar a maquina a cara do DONO, personalizada, peças de alta qualidade, escolhida a dedo uma a uma. A Grande desvantagem é precisar de um investimento em espécie, em outras palavras ter dinheiro na mão!
Dessa maneira se contrata uma pessoa de confiança, ele vai lhe cobrar uma visita para lhe fazer essa consultoria, depois compra pequenas lojas especializadas para comprar as peças (Placa-mãe, processador, memória e Etc) e depois monta, instala os softwares e leva até você, isso é um serviço muito personalizado, tudo depende de muita conversa e negociação, se você reparar são pelo menos 3 serviços que você utiliza do técnico (Consultoria + Montagem + formatação ), eu HOJE (vê a data) cobraria em torno de R$ 160,00 a 200,00 para fazer esse tipo de serviço, digo esse preço falando num aspecto geral só para ilustrar, claro que isso varia de técnico e de estado.
CHIP QUE USA LUZ PARA TRANSFERÊNCIA DE DADOS CRIADO PELA IBM
A IBM criou uma tecnologia capaz de transferir informação em alta velocidade usando pulsos de luz no lugar de sinais elétricos. Divulgado na última quarta-feira, 03/03, o fotodetector nanofotônico avalanche tem grande rapidez e permite avanços na computação com a utilização de 20% a menos de energia que outros equipamentos.
A transmissão de dados alcança até 40 gigabits por segundo e utiliza suprimento de energia de 1.5 volt. O transporte dos sinais é feito por circuitos de silício, ao contrário dos sistemas atuais que usam fios de cobre.
Os pesquisadores pretendem criar uma interconexão óptica no chip para permitir o desenvolvimento de computadores com desempenho de exaflops, que equivale a 1.000.000.000.000.000.000 flops. Isso permite criar equipamentos até 600 vezes mais rápidos que o PC considerado o mais rápido do mundo atualmente, que alcança 1.75 petaflops ou 0.0175 exaflops.
quinta-feira, 4 de março de 2010
O QUE É A WEB 2.0 ?
O conceito fundamental da Web 2.0 é desenvolver aplicativos que aproveitem a capacidade da Internet para se tornarem melhores conforme são utilizados pelas pessoas, usando para isso a inteligência coletiva. Exemplos de aplicativos desse tipo são blogs (como o Novo na Rede, o GF Soluções), wikis (como a Wikipédia) e redes sociais (como o Orkut, facebook, twitter e mais recentemente o Google Buzz).
A web 2.0 alcançou sucesso por utilizar um dos fatores que contribuíram para o crescimento da internet como meio de comunicação e entretenimento, ou seja, à constatação de que na internet o usuário tem uma experiência totalmente diferente da obtida com a televisão ou qualquer outro meio de comunicação.
Enquanto a televisão transmite o seu conteúdo para o usuário, sem nenhuma interação, a internet possibilita ao usuário criar seu próprio conteúdo, participando dele ativamente por intermédio de blogs, wikis e redes sociais, acrescentando, modificando, transformando essa notícia e gerenciando o que deseja ou não receber, ler e comentar diariamente.
A web 2.0 tem sua base na participação, na colaboração online e na certeza de que as pessoas querem criar conteúdo em vez de apenas consumir, uma visão totalmente diferente do início da web quando só podíamos nos sentar a frente do computador e ler as matérias que nos eram apresentadas.
Alguns exemplos de aplicativos web 2.0 muito difundidos são:
* Wikipedia – www.pt.wikipedia.org
* Meebo – www.meebo.com
* Brasil wiki – www.brasilwiki.com.br
* Wikimapia – www.wikimapia.org
* Flickr – www.flickr.com
* Orkut – www.orkut.com.br
* last.fm – www.last.fm
* Twitter – www.twitter.com
* diHITT – www.dihitt.com.br
* Youtube – www.youtube.com
* Google Docs – www.docs.google.com
quarta-feira, 3 de março de 2010
FAÇA SEU TESTE VOCACIONAL
Veja sites de testes vocacional e descubra para que lado você é mais propicio trabalhar. Todo adolescente quando está terminando a escola se pergunta o que quer ser quando crescer. Muitos entram em cursinhos e fazem testes vocacionais para ver se ajuda. É claro que nem sempre você sabe de cara com certeza o que quer trabalhar pelo resto da sua vida.
Então entre em um desses sites a baixo e faça um teste vocaional para ver se ajuda. Não esquecendo que as respostas adquiridas através dos testes não devem ser tomadas como algo obrigatoriamente correto, uma vez que os próprios testes são padrozinados e o ser humano não. Então você pode querer outra coisa nada a ver com a resposta do teste.
* Teste Vocacional
terça-feira, 2 de março de 2010
SIMULADOR DE PINTURA DE UNHAS
você envia a foto da sua mão e vai testando todos os produtos da Avon, que não são apenas esmaltes, até achar um que seja a sua cara (ou a cara da sua mão, sei lá).
Se curtir, é só marcar o nome do esmalte e dar a dica para a sua manicure. E, de quebra, ainda pode enviar o resultado para um concurso que a AVON está promovendo.
Boa sorte!
Clique Aqui
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
BOLA DE FUTEBOL TRANSPARENTE
Trata-se de uma bola de futebol transparente que não utiliza ar para enchê-la. Mesmo não sendo cheia de ar, ela mantém as mesmas características que a bola original, quanto a rebatidas, velocidade, peso entre outras coisas. Mas o fato de ser transparente não é a maior novidade, o que inova mesmo é o fato de que ela muda de cor ao sair dos limites do campos. Por exemplo, ao sair dos limites, ela muda da cor verde para roxo. Como isso é possível?
bolafutebolDentro da bola há um sistema interno e interativo que se comunica por meio de rede Wireless com estações de controle no próprio estádio. Assim a mudança de cor é feita através de rádio-frequência.
Caso essa inovação seja admitida pela FIFA, seria uma grande ajuda para os juízes e bandeirinhas. Poderiam com facilidade acabar com erros de gols mal anulados por que não viram a bola entrar, ou erros nas laterais do campo. A idéia parece excelente! Agora é esperar a interatividade juízes – câmeras!
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
TEMPERATURA MAIS ALTA DA HISTÓRIA - 4 TRILHÕES DE GRAUS
Cientistas criaram a temperatura mais alta da história em laboratório --4 trilhões de graus Celsius--, quente o suficiente para desintegrar a matéria e transformá-la no tipo de sopa que existiu milionésimos de segundos depois do nascimento do universo.
Eles usaram um acelerador de partículas gigante do Laboratório Nacional de Brookhaven, do Departamento de Energia dos Estados Unidos, em Nova York, para bater íons de ouro na produção de explosões ultra-quentes, que duraram apenas milésimos de segundos.
Isso, no entanto, foi suficiente para dar aos físicos assunto para anos de estudo, que eles esperam vão ajudar a entender por que e como o universo foi formado.
"Essa temperatura é alta o suficiente para derreter prótons e nêutrons", disse Steven Vigdor, do Brookhaven, em uma entrevista coletiva num encontro da Sociedade Americana de Física, em Washington, nesta segunda-feira.
Essas partículas formam átomos, mas elas próprias são formadas por componentes menores chamados quarks e glúons.
Os físicos buscam agora minúsculas irregularidades capazes de explicar por que a matéria acumulou nessa sopa quente primordial.
Eles também esperam usar seus achados em aplicações mais práticas --como no campo da "spintrônica", que tem como objetivo desenvolver peças de computador menores, mais rápidas e mais potentes.
Eles usaram o Colisor Relativístico de Íons Pesados (RHIC), um acelerador de partículas com 3,8 quilômetros de comprimento e que está a 4 metros abaixo do chão em Upton, em Nova York, para colidir íons de ouro bilhões de vezes.
"O RHIC foi projetado para criar matéria nas temperaturas encontradas inicialmente no universo antigo", disse Vigdor. Eles calculam que a temperatura de 4 trilhões de graus se aproxima muito disso.
O centro do nosso Sol mantém-se a 50 milhões de graus, o ferro derrete a 1.800 graus e a temperatura média do universo é atualmente de 0,7 grau acima do zero absoluto.
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
DE 2000 A 2009
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
IMPRESSORA QUE IMPRIME COM LÁPIS
A Pencil Printer é um conceito criado pelo designer Hoyanga Lee que pode revolucionar o mercado caso seja produzida em série.
Usando grafiti de lápis comum ao invés de tinta, esta nova impressora poderia acabar com a dependência que temos com os cartuchos de tinta usados hoje em dia.
Se isso só não bastasse, a Pencil Printer pode também apagar o que foi impresso, o que por si só já seria uma baita economia de papel e, consequentemente, árvores.
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
IMPRESSORA QUE NÃO PRECISA DE TINTA NEM TONER E AINDA REAPROVEITA O PAPEL
A Sanwa desenvolveu uma curiosa impressora que não precisa nem de tinta, nem de toner e é capaz de reciclar seu próprio papel. Como assim?
O nome do produto é PrePeat RP-3100, e graças à sua cabeça térmica, ela pode utilizar folhas especiais de papel e plástico. Traduzindo: os documentos, trabalhos de escola e derivados que você não usa mais podemo voltar para a impressora para serem apagados e se tornarem úteis de novo. Tá curioso pra saber o preço? Bom, prepare o bolso: pra começar, é preciso saber que a PrePeat (que é uma invenção japonesa) começará a ser vendida na Ásia por um preço equivalente a US$ 5.600. Para ver o produto funcionando, não vai te custar nada. Apenas um clic no vídeo abaixo.
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
GRAFENO, FUTURO SUCESSOR DO SILÍCIO
O Grafeno, material totalmente bidimensional e feito inteiramente de átomos de carbono, arranjados entre si numa rede hexagonal (ou de favo de mel), é a mais nova tecnologia para fabricação de transistores de efeito de campo formados por uma camada de grafeno sobre uma lâmina de silício. Esta notícia foi dada pela Agância FAPESP [Veja link no fim do post].
No geral podemos fazer a seguinte afirmativa: o Grafeto é mais rápido que o Silício e ele pode 'para' (diminuir) a quantidade usada recentemente de silício para fabricação de peças fundamentais na fabricação de computadores como um todo.
De acordo com o estudo, o dispositivo atingiu a frequência de 100 gigahertz a uma distância de 240 nanômetros, superando a extensão dos melhores resultados de silício até hoje.
Talvez você não saiba [nem eu sabia] que o Grafeno é mais fino e é considerado o mais forte de todos os materiais, e ele tem sido cotado como o novo sucessor do silício na fabricação de chips de computador ou como o material de base para a nova geração de dispositivos eletrônicos.
COMO DESCANSAR AS VISTAS NO USO DO PC
1. O usuário deve ficar alguns minutos longe do computador e fora da mesa de trabalho, se possível, a cada hora.
2. Caso não possa deixar a mesa, é recomendável inclinar-se para trás, fechar os olhos e relaxar por alguns minutos.
3. Sugere-se separar trabalhos auxiliares para realizar durante estas pausas.
4. São muito proveitosos exercícios de alongamento com movimentos próprios para execução em ambiente de escritório, recomendados pela Clínica Mayo (atalho tinyurl.com/2wdwst).
5. Iluminações e brilhos que emanam de trás do monitor entram em contato direto com os olhos. Se houver opção, o mais recomendável é usar lâmpadas de mesa que fiquem em qualquer dos lados da área de trabalho. O monitor produz sua própria luz, de modo que o usuário apenas necessita ajustar a luz indireta ao redor de si.
6. Caso o local de trabalho seja próximo a uma janela por onde entre muito sol, é conveniente ajustar cortinas ou persianas para que as luzes não interfiram diretamente no monitor.
7. Evitar trabalhar em locais demasiado escuros, pois o monitor parecerá um farol no meio da escuridão. Os olhos terão de fazer força para enxergá-lo, por conta do contraste entre a ausência e a presença de luz intensa ao mesmo tempo. Se não há maneira de evitar, deve-se diminuir a luminosidade da tela. Isso permitirá um razoável conforto, mas, mesmo assim, em determinado momento os olhos vão se irritar.
8. Caso o usuário pretenda realmente se livrar do cansaço visual e necessite de luzes apropriadas para sua casa ou local de trabalho, existem lojas especializadas em iluminação de alta qualidade que podem se adequar ao padrão de cada um.
9. Plantas naturais no local de trabalho não só tornam os espaços mais úmidos, como também reduzem a poeira e outras partículas que poderiam irritar os olhos.
10. Alguns produtos naturais também podem ser úteis para aliviar olhos secos, que são uma das maiores reclamações entre usuários de computadores.
11. Monitores CRT convencionais (de tubo de imagem) podem ter sua intensidade regulada para reduzir o cansaço visual. Além disso, a taxa de "refresh" pode ser ajustada, melhorando a qualidade de vídeo e o conforto visual.
12. Modelos de tela plana valem o investimento, pois oferecem visualização melhor que as telas curvas. Além de maior qualidade visual, os monitores CRT de tela plana oferecem melhores taxas de refresh, além de ajustes mais ricos de contraste e cor.
Muitos escritórios vêm optando por telas LCD por razões ergonômicas e de economia de energia. O mais importante é que a resolução da tela de LCD também reduz o cansaço visual.
13. Vale a pena investir em um laptop. Os modelos variam de 10 a 19 polegadas, possuem boa definição gráfica, cores profundas, contraste e várias formatações ajustáveis. É preciso comparar e determinar qual o que melhor se encaixa às necessidades e ao orçamento de cada usuário.
14. É necessário configurar adequadamente os elementos gráficos do computador para maximizar o conforto visual. Configurações são totalmente subjetivas e, por isso, laptops podem requerer freqüentes ajustes dependendo da luz e de outras variáveis do ambiente em que se encontram.
15. Tamanhos de fonte também podem ser ajustados para facilitar a leitura. Caso seja necessário se inclinar em direção à tela para ler o texto, é melhor aumentar um pouco o tamanho das letras. De acordo com a Clínica Mayo (atalho tinyurl.com/yp5uqh) "fontes pequenas podem causar aumento de pressão e de estresse visual".
16. Optometristas recomendam que o monitor esteja a uma distância entre 50 e 70 cm dos olhos, aproximadamente à distância de um braço esticado.
17. Filtros e escudos antibrilho para monitores podem ser de vidro óptico ou polarizado, servindo para telas CRT, telas planas ou laptops. Pode-se ainda optar por coberturas anti-estáticas, que repelem poeira.
18. Pessoas que trabalham com entrada de dados e assistentes administrativos usualmente convertem dados de documentos para bancos de dados eletrônicos. Recomenda-se a estes profissionais o uso de braçadeiras mecânicas para segurar o documento que está sendo digitado, mantendo-o a uma distância dos olhos igual à que separa os olhos do monitor, pois isso causará menor cansaço visual.
19. Programadores trabalham intensamente com linguagens de computador em que, às vezes, são utilizados muitos símbolos com configurações visuais complicadas. Em casos assim, é preferível que se utilize fontes simples, tais como Courier e New Courier.
20. Diretores de arte e webdesigners precisam de maiores resoluções gráficas de monitor para seus trabalhos. Devem, portanto, ajustar a configuração de vídeo para aliviar seus olhos. Usuários de Windows com monitor LCD, devem habilitar o ClearType, ferramenta para melhoria na resolução da imagem. O site de de suporte da Microsoft traz instruções sobre como aprimorar as fontes de tela, no atalho tinyurl.com/yvzb29.
21. É importante fazer exames de vista regulares. De acordo com a Associação Norte-Americana de Optometria, adultos com mais de 40 anos deveriam fazer exames a cada três anos. De 40 a 60, a cada dois; e com mais de 60, a cada ano. Se o usuário tiver tendência a apresentar problemas de vista, ou se trabalhar com uma demanda diária muito pesada, então deveria fazer exames mais regularmente.
22. Outra opção são óculos de descanso para uso enquanto se trabalha no computador. São uma boa alternativa para atenuar o cansaço visual, mas seu uso é individual e requer recomendação médica.
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
SINTA COMO ERA O WINDOWS 3.1
WEB LENTA ESSA BRASILEIRA
A internet no Brasil ainda precisa se acelerar muito para chegar perto da dos países desenvolvidos e mesmo da de vizinhos como Colômbia e Chile. Segundo levantamento da empresa norte-americana Akamai, especializada no assunto, a web no Brasil é a 35ª mais veloz em uma lista de 45 países.
A pesquisa mostra que, no terceiro trimestre de 2009, a velocidade média da web no Brasil era de 1.085 Kbps (kilobits por segundo), ou 93% mais lenta que a da Coreia do Sul -a líder do ranking.
Entre as cidades brasileiras analisadas, Curitiba tem a velocidade média mais rápida, 1.928 Kbps, o que a colocaria na 32ª posição entre os países.
Outro indicador de como as pessoas têm acesso a uma web lenta no país é que 20% das conexões têm velocidade inferior a 256 Kbps, que é a velocidade mínima estabelecida pela UIT (União Internacional de Telecomunicações, órgão ligado à ONU) para uma internet ser considerada banda larga.
Somente Síria (69%), Sudão (35%) e Índia (26%) têm um índice pior que o brasileiro. Entre os sete latino-americanos analisados, a Venezuela é a que mais se aproxima do Brasil, com 11% das conexões com velocidade menor que 256 Kbps.
Na outra ponta, 1,4% das conexões no país têm velocidade maior que 5.000 Kbps, no 34º lugar da pesquisa.
ARMA SÓ FUNCIONA NA MÃO DO DONO
Só mesmo a tecnologia para tornar as armas mais seguras. Esta da imagem acima funciona apenas nas mãos da pessoa certa. Mas quem é a pessoa certa? A resposta a essa pergunta é simples! A Armatix .22 é fabricada por uma empresa alemã de mesmo nome e foi apresentada na CES deste ano. O segredo dela é que ela sai de fábrica com [...] [...] um relógio de pulso. Quando a arma está a alguns centímetros do relógio, um LED verde se acende em sua parte de trás, indicando que está pronta para atirar. Qualquer um que quiser usar a arma, mas não estiver com o relógio, não irá conseguir, e o LED da Armatix estará vermelho indicando que a arma está desativada. A arma usa um sistema de codificação eletrônico wireless que se sincroniza com o relógio. Desta forma, ela se auto desativa caso não esteja nos punhos de quem estiver com o relógio certo. Isso poderia ser muito útil nas mãos de policiais militares, rodoviários ou civis, garantindo que não haja perigo caso suas armas caiam em mãos erradas. O único problema é seu preço. Para ter uma arma com este recurso, você terá que pagar cerca de € 7.000, ou seja, R$ 18 383,54. É um preço muito caro para um revólver calibre 22. Vale lembrar que se trata de uma novidade. Futuramente obviamente será mais acessível. É a tecnologia em prol da segurança!
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
DIFERENÇAS ENTRE MÍDIAS DE DVDs
Inicialmente com a denominação de ?digital video disc? e, após algum tempo ?digital versatile disc?, a tecnologia DVD tornou-se muito popular a partir do ano 2000. A tecnologia óptica do DVD, proporciona mais capacidade de armazenamento, mais qualidade de vídeo e mais velocidade de acesso às informações que o antigo CD doméstico. Além disso, o formato DVD consegue armazenar e executar filmes com recursos de áudio e vídeo incomparáveis a qualquer outro meio até então utilizado.
Com tantos adjetivos, grandes empresas na área de informática, entretenimento, estúdios cinematográficos e gravadoras do mundo inteiro tem voltado seus esforços para transformá-lo no novo padrão de armazenamento. Com esse suporte sem precedentes, o DVD tornou-se o produto de maior sucesso de todos os tempos nas áreas de games, armazenamento de dados para computadores, vídeos, etc..
Como substituto natural do CD nas aplicações de áudio, dados, bem como do formato VHS utilizado em vídeo, o DVD tem movimentado grandes volumes de investimentos em pesquisa, padronização e aperfeiçoamento do formato.
Somando-se ainda uma expectativa de mercado sem precedentes, grandes empresas de todo o mundo tem se associado na pesquisa, desenvolvimento e divulgação do novo formato e suas variações.
O DVD Forum (www.dvdforum.org) é uma associação internacional que conta hoje com aproximadamente 230 fabricantes e foi criado com o propósito de disseminar idéias e informação sobre o formato DVD para o mercado mundial.
Como todos os negócios de larga escala e futuro promissor, o formato DVD tem dividido opiniões e grupos de interesses diversos em todas as áreas.
Um dos motivos que tem causado grande confusão entre os consumidores é a grande variedade de formatos baseada nesta tecnologia e a compatibilidade entre os mesmos.
Os formatos DVD+R e DVD+RW surgiram da dissidência no DVD Forum das empresas Sony e Philips, que optaram pelo desenvolvimento de seu próprio formato.
Juntas, as duas empresas desenvolveram o que um formato batizado de "DVD+R/RW", com objetivo de concorrer com os demais participantes do DVD Forum.
A vantagem dessa ruptura por parte da Philips e Sony para o consumidor é que a concorrência entre os dois grupos de interesse forçará uma redução nos preços dos produtos baseados na tecnologia DVD.
A primeira mídia gravável de DVD foi apresentada pela Pioneer para o mundo em 1997 e foi batizada de DVD-R e a primeira mídia regravável, o DVD-RAM, foi lançada em 1998 pela Matsushita Corporation.
A Pioneer Corporation também foi a primeira a apresentar o DVD-RW, em Dezembro de 1999 no Japão.
Em 2001 a Philips e Sony lançaram sua primeira linha de gravadores de DVD, com o uso do formato DVD+RW. Numa segunda geração de gravadores Sony e Philips, em 2002, foi também incluida a compatibilidade com o a mídia DVD+R.
No início de 2003 a Sony Corporation, lança sua terceira geração de gravadores de DVD, inovando com um novo padrão híbrido (multiformato), passando a gravar qualquer tipo de mídia existente.
As diversas mídias e formatos atendem mercados e aplicações diferentes. Abaixo seguem informações de compatibilidade entre diversos drives e discos de forma resumida:
DVD-R:
A mídia DVD-R usa uma tecnologia conhecida com ODT (organic dye technology) e como o CD-R, é compatível com a maioria dos drives de DVD e aparelhos domésticos de DVD - os DVD players.
A primeira geração dos DVD-Rs eram de 3.95 bilhões de bytes, sendo mais tarde substituídas por mídias de 4.7 bilhões de bytes. No ínicio de 2000 o formato DVD-R dividiu-se em duas versões o DVD-R(G) de uso geral e o DVD-R(A) para o mercado de desenvolvimento profissional. A diferença entre o DVD-R (G) e o DVD-R(A) é o comprimento de onda de gravação.
Outro fato relevante é que mídias de autoração -DVD-R(A) não podem ser gravadas em gravadores de uso geral e vice-versa, porém as duas podem ser lidas na maioria dos DVD players e drives.
Atualmente o formato DVD-R(G) é a única unanimidade em entre os diversos produtos baseados na tecnologia DVD, tanto para drives como players, porém a tendência é que novos formatos como o DVD-RW também sejam incorporados nas próximas gerações de produtos.
DVD-RW:
O DVD-RW é um formato regravável baseado na tecnologia de mudança de fases, similar aos CD-RWs atuais.
Para gravar informações os gravadores de CD e DVD utilizam um feixe de laser que ao incidirem sobre a mídia registram os dados..
A diferença entre a mídia -R e as mídias -RW é que as primeiras, ao receberem a incidência do laser, são "perfuradas" num processo irreversível, por isso gravadas uma única vez. Já a tecnologia dos RW é caracterizada pela mudança de fase de elementos químicos que estão impregnados na superfície da mídia: A incidência de um feixe laser nesses elementos modificam suas estruturas de um estado liso para um estado rugoso, retornando ao estado liso caso haja uma nova incidência.
Uma grande variedade de fabricantes de mídia como Kodak, Hitachi, Maxell, Mitsubishi, Mitsui, Pioneer, Ricoh, TDK, Verbatim, etc.. já possuem no mercado mídias DVD-RW e a maioria dos drives e players que são fabricados atualmente são compatíveis o formato DVD-RW.
Além disso, os drives DVD-RW também gravam mídias CD-R, CD-RW, DVD-R e DVD-RW e alguns gravadores são compatíveis em leitura com os formatos DVD+R e +RW.
DVD-RAM:
O DVD-RAM é o primeiro formato regravável da tecnologia DVD, com uma capacidade inicial de 2.6 Gb ampliada para 5.2 Gb.
Atualmente com 4.7 Gb por face (discos de 9.4Gb usam duas faces), o DVD-RAM também usa a tecnologia de mudança de fase, incorporando a robustez da tecnologia utilizada em discos magneto-óptico, podendo regravar a mesma mídia até 100.000 vezes.
Existem dois tipos de mídias DVD-RAM: a primeira é conhecida como tipo 1 e é selada dentro de um cartucho plástico, protegendo-a contra quedas e a outra, tipo 2, que pode ser removida do cartucho.
Essas características colocaram o DVD-RAM como melhor alternativa para "storage" em DVD.
A limitação encontrada nesta plataforma é que somente alguns leitores DVD-ROM fabricados pela Matsushita são compatíveis com as mídias DVD-RAM tipo 2. Outra boa notícia é que os gravadores DVD-RAM também poderão utilizar mídias DVD-R. Atualmente está com o uso restrito a algumas empresas , para usar como backup.
DVD+RW e DVD+R:
O DVD+RW é o formato regravável desenvolvido pelo consórcio Philips, Sony, Hewlett-Packard, Ricoh, Dell e outros. Baseado na tecnologia CD-RW, o novo formato foi lançado no final de 2001 .
A primeiro aparição do formato DVD+RW no mercado foi em 1997, quando armazenava até 2.8 Gb por face. Por não ser compatível com nenhum player ou drive da época, o formato foi abandonado no fim de 1999. Foi relançado novamente com a opção de agora suportar 4.7 Gb ( gigabytes)
Os novos drives de DVD+RW leêm os formatos DVD-R e DVD-RW e também lêem e gravam CD-R e CD-RW. O maior desafio do formato DVD+RW é convencer toda indústria em fabricar as novas gerações de drives e players já compatíveis com o mesmo.
O formato DVD+R é a versão "write once" do DVD+RW, ou seja, permite uma única gravação, utilizando o mesmo processo do DVD-R. Lançado no início de 2002, o DVD+R tem como promessa a compatibilidade com os novos players à serem lançados e o baixo custo.
Em fevereiro/2003 a Sony lança o primeiro gravador de DVD, modelo híbrido, multiformato que aceita todos os tipos de mídia para gravação (DVD-R, DVD-RW, DVD+R, DVD+RW, CD-R, CD-RW) num mesmo equipamento.
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
COMO FUNCIONA O G.P.S
O Global Positioning System ou G.P.S, como é mais conhecido foi criado pelo departamento de Defesa dos Estados Unidos.
O primeiro sistema de Navegação por satélite, o Transit, foi usado com sucesso pela marinha americana em 1960.
Conceito: O GPS é um sistema de navegação baseado em satélite, composto de uma rede de 24 satélites colocada em órbita pelo Departamento Norte-Americano de Defesa.
O sistema Global de Posicionamento por Satélite é composto por 3 segmentos: Espacial, Estação de Controle e Usuário.
* Espacial: Formado por 24 a 32 satélites em órbita da Terra ;
* Estação de Controle: Formada por uma estação principal de controle, uma estação alternativa, antenas terrestres e estações de monitoramento;
* Usúário: Formado pelos usários, sejam civis, ou militares.
Os Satélites GPS emitem sinais de rádio-freqüência do espaço, que são captados pelos receptores GPS, fornecendo uma localização espacial tridimensional (latitude, longitude e altitude) do receptor (o qual se encontra em posse do usuário).
Usado, principalmente em :
Aviação;
Operações marítimas e terrestres;
Localização, em catástrofes;
Serviços de emergência;
Missões Salva-Vidas;
E mais outros inúmeros usos.
Funcionamento:
Tanto os satélites, quanto os receptores GPS possuem um relógio interno ultrapreciso (nanosegundos). Quando o satélite emite o sinal, é enviado também o horário que o mesmo deixou o satélite.
Estes sinais viajam à velocidade da luz (300.000 Km/seg). Calculando quanto tempo este sinal demorou para chegar, o receptor calcula sua distância do satélite.
Como é determinada a localização de um receptor terrestre pelo GPS:
Por Ex: Estou perdido e pergunto pra um desconhecido: Onde fica este lugar? O mesmo responde: este lugar fica a 10Km da cidade X.
Posso estar a 10Km em qualquer direção da cidade, seja nos eixos x, y ou z (pensando em 3 dimensões). Então posso traçar um círculo para localizar a possível área onde me encontro.
A interseção destes 3 pontos é que vai dar a minha posição exata. O sistema de GPS funciona desta forma.
Um quarto satélite é necessário para determinar a altura em que me encontro.
Bom, essa é uma forma simplificada de entender o princípio de geo-localização por satélite usada pelo G.P.S .
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