segunda-feira, 3 de agosto de 2015

MOUSES E SEUS SEGREDOS



SHIFT+CLICK

Quando você segura o Shift e clica em alguma parte de algum texto, ele irá selecionar tudo entre a parte inicial e a parte que você clicou. Isso funciona na grande maioria dos editores de texto, do Word até o Bloco de Notas. Ah, e também serve para arquivos!

SCROLL (A RODINHA)

A rodinha do mouse serve principalmente para descer ou subir nas páginas que não caibam inteiras na sua tela. Isso todo mundo sabe. Mas pra quem não sabia, ela também é um botão – o famoso botão do meio do mouse! Se você clicar em algum link com esse botão, ele será aberto em uma nova aba do seu navegador. E se você usá-lo para clicar em alguma aba, ele a fecha instantaneamente.

Além disso, você pode segurar Ctrl e rodar a rodinha para alterar o zoom da página!
DESTAQUES EM TEXTOS

Se você apenas clicar em alguma parte de um texto, seu cursor vai para essa parte específica sem selecionar nada. Mas se você clicar duas vezes seguidas, você seleciona a palavra inteira! E três vezes seguidas puxa o parágrafo inteiro. Bem útil para economizar alguns segundos na hora de pegar uma parte específica de um texto!
BOTÃO DIREITO

Ok, essa é mais óbvia, mas tem gente que não sabe. O botão direito abre um menu com diversas funções, e também serve para copiar ou mover arquivos automaticamente sem precisar passar por menus ou usar atalhos. Basicamente, ao invés de clicar com o botão esquerdo na hora de arrastar um arquivo, clique com o direito para copiá-lo automaticamente.

CTRL+CLICK

Se você segurar o Ctrl e clicar em algum link, ele será aberto em outra aba. Além disso, ele também serve para selecionar outras coisas sem se livrar de sua seleção atual no Word. Isso também serve na hora de selecionar arquivos!

BOTÃO LATERAL



Alguns mice (sim, esse é o plural de mouse!) vêm com um botão extra localizado na lateral esquerda. Eles podem ser programados para fazer qualquer coisa, mas caso você nunca tenha mexido nisso, a função padrão é VOLTAR. Em outras palavras, você pode retornar à página anterior enquanto estiver navegando simplesmente clicando com o botão lateral esquerdo do mouse em qualquer lugar da página atual.

APONTAR PARA O BOTÃO PADRÃO

Sabe quando uma caixa de diálogo aparece? Essa função faz com que o seu mouse se posicione automaticamente na resposta padrão dela – seja um ‘OK’, um ‘SIM’, um ‘NÃO’, e assim por diante. Ele não clica pra você, apenas facilita a sua vida. Para ativar isso, vá até o Painel de Controle, abra as propriedades do mouse, vá até a aba “Opções do ponteiro”, e marque a caixinha que diz “Apontar para o botão padrão”. Quaisquer dúvidas, basta dar uma olhada na foto abaixo!

MAXIMIZAR/REDIMENSIONAR

Sabe aquela barra no topo de qualquer janela aberta? Você pode clicar duas vezes nela para maximiza-la ou redimensioná-la para uma janela menor!

MOUSE VIRTUAL

Sabia que você pode usar o seu teclado como um mouse? Basta ir até o Painel de Controle, clicar em ‘Todos os Itens do Painel de Controle’, em seguida clicar em ‘Central de Facilidade de Acesso’, ‘Facilitar o uso do mouse’, e marcar a caixinha que diz ‘Ativar as teclas do mouse’. Com isso, as setinhas do seu teclado numérico ganham a função de mover o cursor do mouse pela tela. Útil para aquelas emergências de mouse quebrado!

BOTÕES EXTRAS

Aqueles botões extras mencionados acima podem ser personalizados para que exerçam qualquer função. Para fazer isso, você precisa instalar o software do mouse – que vem com o próprio, geralmente em um CD-ROM – e seguir as instruções da tela.

Nenhum comentário: