sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

DICAS E FERRAMENTAS PARA WINDOWS


A má notícia: os PCs estão na ativa a cerca de 30 anos, e ainda encontram diferentes e novas maneiras de quebrar. A boa notícia: Descobrimos uma “bagagem” repleta de ferramentas que identificam e arrumam os problemas técnicos.

O Problema: A última vez que atualizamos o Windows manualmente (clicando em Iniciar, Todos os Programas, Windows Update), apareceu uma uma mensagem pop-up com o seguinte erro: ‘Initialization Error 0×80040FF2′

Conserto: A saída mais óbvia seria procurar suporte no site da Microsoft. Em vez disso, instalamos um programa da DjLizard, o Dial-a-fix, um utilitário multiuso e que repara vários tipos de problemas no PC. Por exemplo, o programa lida com erros no Windows Update, corrige erros de instalação, restaura entradas perdidas do Registro e arruma falhas no Secure Sockets Layer. Se o Windows tiver problemas, se o sistema tiver de ser reabilitado ou mesmo se o Internet Explorer parar de executar, o Dial-a-fix pode reinstalá-los. Por trás do sistema, o utilitário faz o Registro do Windows executar-se mais eficientemente. Ele é gratuito, mas o autor pede uma doação de 5 dólares caso você ache o programa útil – e você irá.

O problema: As portas USB geralmente funcionam bem. Mas de vez em quando você tenta instalar um novo acessório USB, e os antigos param de funcionar.

Conserto: Para descobrir o porquê, baixe o USBInfo, um utilitário que identifica e testa todas as portas USB em seu sistema e cada dispositivo plugado. O programa funciona com Windows 98 e XP e apesar de ser pago (20 dólares), você pode usar a versão trial por 15 dias.

Alerta: Se seu dispositivo USB não for reconhecido ou se um drive USB insiste em ser reinstalado toda vez que você reinicia, tente este outro software. O DevCon é gratuito no site da Microsoft para Windows XP e Vista. Usando o arquivo RenewUSB.bat, o DevCon irá apagar todos os drivers USB, fazendo seu PC parecer novo. Ao ser iniciado, ele irá fazer uma varredura, identificar as portas e reinstalar os seus drivers. Mas o programa é difícil de usar, então se você for tentar é melhor se informar antes de dar algum comando e sugerimos fazer um backup primeiro. A página da Microsoft mostra algumas instruções de como usar os arquivos script, entre outros.

O problema: Endenda por que alguns vídeos não são reproduzidos corretamente no PC.

Conserto: Em geral, o problema está relacionado aos codecs e podem ser solucionados usando o CodecInstaller. Trata-se de um aplicativo gratuito (que aceita doações) e que checa o sistema e diz quais codecs – programas necessários para visualizar vídeos – estão faltando e ainda sugere fontes seguras e confiáveis para o download. Se mesmo assim o CodecInstaller não rodar seus vídeos, tente baixar e instalar outro programa: o K-lite Codec Pack, que contém praticamente todos os Codecs existentes; este freebie também vem com um útil visualizador de vídeo.

O problema: Recentemente tive que apertar 15 vezes o botão de liga-desliga do meu PC instável, sem contar que algumas vezes o botão simplesmente não funciona: para desligar o PC sou obrigado e desconectar o plug da tomada.

Conserto: Se trocar o botão não ajudar, tente o utilitário PC Power and Cooling (10 dólares). Mas se você é daqueles que gostam de solucionar os problemas por conta própria, tente o What´s Running. Este programa permite visualizar todos os elementos ativos no PC: serviços, processos, drivers e outros módulos. O que diferencia essa ferramenta das outras é a forma como ela salva snapshots das configurações; compare as imagens feitas quando seu sistema estava funcionando e uma de quando não estava, para que possa afiar suas habilidades em resolver problemas.

Ferramenta do mês: desabilitar o reiniciar automático do Windows Update

Toda semana o Windows automaticamente baixa e instala uma enorme quantidade de updates da Microsoft em seu PC. Geralmente isso é uma boa coisa. O problema é, que após a instalação, o Windows fica perguntando, a intervalos de tempo de mais ou menos 20 minutos, se você quer reiniciar ou fazer isso mais tarde (sempre mais tarde, claro!). Em geral, as pessoas fazem isso só quando vão desligar o sistema. Uma forma de acabar com essas mensagens chatas e usar o Auto Reboot Remover, uma ferramenta que permite que eu desabilite seguramente – ou se mudar de idéia reabilitar – o irritante reiniciar automático do Windows XP.

Nenhum comentário: