sexta-feira, 14 de março de 2008

USE SEU PENSAMENTO PARA COMUNICAR COM OUTRO CELULAR

E, ao que parece, criar tecnologias que podem ser manuseadas a partir da mente é o grande objetivo de um número crescente de empresas. E uma companhia chamada Ambient Corporation anunciou o desenvolvimento de um sistema que consegue decodificar pensamentos quando o usuário fala ao telefone, tornando a ação audível apenas para o interlocutor da chamada.

O recurso leva o nome de Audeo e usa uma espécie de colar, que fica preso ao pescoço e consegue detectar e traduzir os sinais emitidos pelo cérebro que vão até as cordas vocais. Em declaração de Michel Callahan, um dos responsáveis pelo projeto, ao site da New Scientist, “uma pessoa pode enviar sinais neurais para suas cordas vocais sem emitir um único som, a partir de um esmerado treinamento”. Segundo ele, “estes sinais são interceptados pelo colar preso ao pescoço e enviados de forma wireless até um computador, que os transforma em palavras, por meio de uma voz computadorizada”.

Até o momento, esta tecnologia só consegue compreender 150 palavras e frases. Ainda de acordo com Callahan, esta aplicação pode ser usada em serviços de VoIP, ligações telefônicas, comunicadores instantâneos e também para pessoas que perderam a voz. Veja abaixo o vídeo demostrativo dessa tecnologia.

Nenhum comentário: