sábado, 5 de abril de 2008

O PRIMEIRO CIRCUITO DE SILICANE DOBRÁVEL JÁ FOI CRIADO



Uma equipe de cientistas norte-americanos da Universidade de Ilinois anunciou o desenvolvimento do primeiro circuito de silicone “plenamente integrado e dobrável” do mundo. Ainda em estágio experimental, eles poderão ser usados na implantação de avançados dispositivos cerebrais, em equipamentos médicos e até mesmo no desenvolvimento de roupas inteligentes.

Para originar o componentes, a equipe liderada pelo pesquisador John Roger uniu pequenas lâminas de circuitos integrados, que medem cerca de 1,5 micrômetros (algo 50x mais fino que um cabelo humano) a uma peça de borracha que fora previamente esticada. A prática permite que o circuito seja esticado e contraído, em um processo semelhante ao manuseio de um acordeão, sem que o material perca suas propriedades elétricas.

Rogers declarou a revista Science que o desenvolvimento do componente é um passo importante na integração de sensores eletrônicos ao corpo humano. Em integração com outros grupos de pesquisadores, a equipe do cientista trabalha na criação de micro-dispositivos que podem ser implantados na superfície do cérebro para acompanhar pacientes com epilepsia. Além disso, eles estudam uma forma de incorporar sensores eletrônicos em luvas cirúrgicas, que poderão fornecer informações adicionais ao médico durante uma operação.

Nenhum comentário: