Em setembro de 1957, a IBM colocava no mercado o primeiro computador com disco rígido formado por 50 discos magnéticos contendo 50 000 setores, sendo que cada um suportava 100 caracteres alfanuméricos totalizando 5MB de memória. Para a época isso foi considerado um feito, apesar das dimensões da extraordinária máquina: só o disco rígido pesava nada menos que uma tonelada.
Ele era parte integrante do computador IBM 305 RAMAC e na verdade não eram 5MB e sim 4,7MB, pois trabalhava com caracteres de 7bits e não 8bits, como é hoje. A IBM alugava essa estonteante capacidade de armazenamento para a época aos interessados por nada menos que 36 mil dólares anuais, isso a valores de 1956.
A foto mostra o HD sendo transportado por um avião cargueiro. Reparem na cara do pessoal da tripulação, imaginando o quanto de recurso tal equipamento poderia realizar.
Fonte: Meditação do Dia
2 comentários:
Valores de memória incrivelmente insignificantes e tamanhos e dimensões extraordinariamente gigantes se comparados com os atuais, chegam a ser piada, sério!
e hj temos o SSD.
Postar um comentário