quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

BINÁRIO E DECIMAL COM CONVERTER



Depois de um tempo sem postar nada aqui no blog (correria na universidade), estou de volta, e hoje vou falar de um tema que muita gente tem curiosidade, que é a linguagem que qualquer sistema digital usa, inclusive o computador, denominada esta de Linguagem Binária.

Como toda linguagem, a linguagem binária é utilizada para se entender aqueles que também falam em binário, por exemplo: os dispositivos de um computador, e qualquer sistema digital. Esta possui uma espécie de alfabeto, porém este é formado apenas por dois números, o 0 e o 1.

Nos primórdios da eletrônica estes números foram escolhidos apenas para representar dois estados em um fio, associaram da seguinte forma:

0: para quando não se passava nenhuma energia no fio.
1: para quando tinha-se energia passando pelo fio.

Com a invenção e a revolução do transistor por volta de 1950, foi possível manipular o estado de outros fios, ou seja ligando ou desligando (0 ou 1).


E a medida que o tempo se passava a complexidade desses sistemas que controlavam logicamente a energia em um conjunto de fios foi se expandindo cada vez mais chegando a um nível lógico em que era possível se fazer e controlar praticamente qualquer coisa.

O tamanho desses transistores também foi diminuindo absurdamente com o tempo, no qual hoje chegam a caber cerca de 20 milhões de transistores num pingo de uma letra "i" deste texto.

Mas voltando ao binário, temos somente o 0 e 1 presentes na linguagem, mas e então como o computador entende a letra "A" e o numero "3" por exemplo, se ele só entende 0 e 1??

Ora o que o computador faz, é agrupar vários 0 e 1 para formar uma código que represente o "A" 01000001 e "3" 00000011.

Os números binários, já que bi = 2, são números de base 2 (0 e 1), diferente da base que usamos desde criança, que é a base 10 (0,1,2,3,4,5,6,7,8 e 9). Existem outras bases também, porém vamos nos deter aqui somente ao binário.

Usando como exemplo acima podemos transformar facilmente um numero da base decimal na base binária e vice e versa.vejamos:

Conversão de Binário para Decimal

Basta substituir os 1 por 2 e elevar à potências crescentes da direita para a esquerda.
1001

2³+0²+0¹+2°= 9

Conversão de Decimal para Binário

Basta pegar um numero qualquer e sair dividindo por 2 e ir guardando os restos das divisões, sendo que o primeiro resto fica mais a direita.


6/2=3, resta 0
3/2=1, resta 1
1/2=0, resta 1

6 = 110


Compreendendo tudo o que foi dito acima podemos ter uma ideia básica e enxuta de como funcionam os dispositivos digitais que convivemos atualmente, por exemplo um MP3 player:

Quando apertamos o botão de ligar, é gerado um sinal ativo (1) por uma parte do circuito (trilha), que chega à uma aglomerado de transistores que manipulam esse sinal e ativam ou desativam outras partes do circuito fazendo o MP3 player funcionar, o mesmo vale para, outros botões e funções de qualquer aparelho.

Espero que tenham compreendido a linguagem binária e em que ela é usada, ah e da próxima vez que for usar um aparelho digital, tente se lembrar do binário que você irá entende-lo + facilmente, assim como o próximo clique do mouse que você der que irá enviar um sinal ativo (1) para algum dispositivo do computador.



Fonte: Ver teck

Nenhum comentário: