quarta-feira, 30 de julho de 2014

CELULAR E SMARTPHONES - CONHEÇA AS SUAS BATERIAS



Unidade mAh é usada para determinar a duração da bateria

Os smartphones de hoje certamente fazem muito mais do que os antigos celulares "barrinha" de alguns anos atrás. Mas em um quesito houve piora: a bateria. Enquanto nos antigos ela durava dias, nos atuais celulares em muitos casos ela tem que ser recarregada diariamente.

A capacidade de carga da bateria é medida pelo indicador mAh (miliampére por hora). É esse número que deve ser levado em conta na hora de comparar baterias de celulares diferentes. Como todas as baterias de celular são baseadas na mesma tecnologia (lítio-íon), no fim das contas, quanto maior o tamanho de uma bateria maior será sua capacidade em mAh.André Cardozo/iG 


Capacidade em mAh pode ser encontrada na própria bateria

Esse indicador porém, nem sempre é fácil de localizar. Em celulares que permitem acesso à bateria (com capa traseira removível), isso é mais fácil, pois o valor vem escrito na própria bateria. Se não for esse o caso, o jeito é acessar o site do fabricante. Para quem usa Android, alguns aplicativos de bateria, como o DU Battery Meter, fornecem um raio-x completo do sistema, incluindo a capacidade da bateria.

É possível que baterias com a mesma capacidade tenham duração diferente, dependendo do aparelho. Para começar há a óbvia diferença entre os sistemas usados (Android, iOS, Windows Phone, BlackBerry 10 e outros). O tamanho de tela também costuma ser decisivo para a bateria: quanto maior a tela, maior o consumo.

Há ainda outras diferenças de hardware, já que os fabricantes de chips e outros componentes cada vez mais otimizam suas peças para consumir menos energia. Além disso, principalmente no caso do Android, cada fabricante faz suas alterações no sistema-base, o que pode aumentar ou diminuir o consumo de energia do aparelho.

Em celulares Android intermediários, o valor médio de capacidade da bateria fica em torno de 2.400 mAh, e alguns celulares topo de linha, como o Galaxy Note III, têm baterias de mais de 3.000 mAh. O iPhone 5s tem bateria de 1.560 mAh, mas, como já foi dito, não é possível comparar diretamente baterias de smartphones de sistemas diferentes.

Fonte: Ig

Nenhum comentário: