terça-feira, 9 de agosto de 2011

ÓCULOS 3D - COMO FUNCIONA?

















A moda no cinema hoje em dia é o 3D ou três dimensões. Quando entramos na sala sem os óculos vemos uma imagem meio embassada ou até mesmo duplicada, mas quando colocamos os óculos tudo se transforma. Passamos a ter uma sensação de profundidade nos filmes e até, em alguns casos, objetos vindo pertinho da sua cara (filmes de animação).

Para dar essa sensação de tridimensionalidade existem vários sistemas. Vamos citar algumas delas.

Anáglifo
















Esse é o mais conhecido por causa da suas lentes coloridas. Utilizam-se filtros de cores complementares, coimo vermelho e azul ou vermelho e verde. O nosso olho por ter um filtro vermelho não vê as imagens de onde o filtro vermelho do óculos é aplicado, geralmente usado do lado esquerdo, mas se vê a imagem do outro lado do olho que tem filtro azul ou verde.

Este sistema de baixo custo, é empregado em publicações e também em monitores de computador e no cinema. O problema desse sistema é alteração das cores, perda de luminosidade e cansaço visual após um uso prolongado.

Polarização














Utiliza-se luz polarizada para separar as imagens da esquerda e da direita. O sistema de polarização não altera as cores, ainda que ocorra uma certa perda de luminosidade. Usa-se tanto em projeção de cinema 3D como em monitores de computador com telas de polarização alternativa. Hoje em dia é o sistema mais econômico para uma qualidade de imagem aceitável.

Alternativo

Neste sistema uma tela de TV exibe as duas imagens (por exemplo), alternando uma após a outra. Óculos especiais de LCD bloqueiam a visão de um olho e depois do outro, em rápidas sucessões. Este sistema permite assistir a televisões coloridas normais, mas exigem a compra de equipamentos especiais, o que geralmente são caros.

Fonte: HDGeek

Nenhum comentário: